Inter domina o Grêmio e vence o Gre-Nal 435 com gol de David
Enfim, Internacional e Grêmio foram a campo na noite de hoje (9), em duelo que deveria ter acontecido há 11 dias, mas acabou adiado em decorrência do ataque ao ônibus do Tricolor próximo ao estádio Beira-Rio. Passadas quase duas semanas e sem novas confusões, o Colorado dominou o confronto, sobretudo no primeiro tempo, e bateu o maior rival por 1 a 0 pelo clássico Gre-Nal 435. O único gol do duelo, pela nona rodada do Gauchão, foi anotado por David.
Com o resultado, o Inter iguala os 18 pontos do rival, mas permanece em terceiro. O time de Roger Machado permanece na vice-liderança do torneio. A dupla volta a campo no sábado (12), às 16h30 (horário de Brasília), pela 11ª e última rodada da primeira fase do Estadual. O Grêmio recebe o líder Ypiranga, enquanto o Colorado visita o Guarany.
O clássico gaúcho deveria ter sido disputado em 26 de fevereiro, mas acabou sendo adiado após o ataque de torcedores do Inter ao ônibus gremista. Uma das pedras atiradas no veículo, quebrou um dos vidros e atingiu o paraguaio Mathias Villasanti, que sofreu traumatismo craniano. Já o colombiano Campaz precisou passar por um procedimento para retirada de estilhaços de dentro do ouvido.
- Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Domitila Becker e comentários de Renato Mauricio Prado e Julio Gomes:
TJD-RS rejeita pedido do Grêmio de denúncia contra o Inter
Horas antes de a bola rolar para o Gre-Nal, o TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul) indeferiu pedido do Grêmio para que o Inter fosse denunciado no artigo 203 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) pelo ataque ao ônibus gremista. Presidente do órgão, Peri Silveira não citou em sua decisão um outro pedido feito pelo Tricolor, para que o jogo da noite de hoje fosse realizado fora do Beira-Rio e sem a presença de torcedores.
Quem foi bem (Inter): Bustos
Bustos mostrou que poderá resolver um problema crônico do Inter: a lateral direita. O argentino fez tudo o que se espera de um jogador da função. Atacou com qualidade e velocidade, marcou com força e distribuiu bons passes ao longo do jogo.
Quem foi bem (Grêmio): Brenno
Goleiro fez uma defesa decisiva logo aos 2 minutos. E ainda no primeiro tempo, salvou forte chute de Mauricio. Não fosse Brenno, o Grêmio poderia ter sido goleado.
Quem foi mal (Inter): Boschilia
Colocado na vaga de Taison, pela esquerda, Boschilia não chegou a ter atuação ruim, mas reduziu a dinâmica do time pelo lado.
Quem foi mal (Grêmio): Orejuela
A lista de quem ficou abaixo é grande, mas o lateral direito aparece no topo. Orejuela falhou na hora de defender, não apareceu à frente e protagonizou cena bisonha. Aos 25 min, o colombiano errou cobrança de lateral e o lance reverteu em favor do Inter.
Inter tem melhor rendimento da temporada
O resumo da atuação do Inter é simples: foi o melhor rendimento sob comando de Alexander Medina até agora. O time finalmente aderiu ao perfil de intensidade proposto pelo comandante e que referendou sua contratação pelo Colorado. "Amassou" o adversário desde o início do jogo e criou oportunidades logo no primeiro minuto.
As chances não tardaram a aparecer e o gol saiu quando o empate já era injusto. Liziero, auxiliando Gabriel na saída de bola e, principalmente, Bustos como arma ofensiva pela direita, foram os argumentos do Colorado para uma boa jornada.
Grêmio deixa espaço e não reage
A escalação do Grêmio manteve a estrutura de dois volantes e um meia. Não funcionou. O time ficou espaçado, mas ao mesmo tempo sem força e velocidade para atacar. As dificuldades no ataque se resumem na estatística: nenhuma chance de gol criada e somente duas conclusões, ao todo, até o intervalo.
Os problemas defensivos deixaram o Inter à vontade. Com a bola e nos raros momentos em que a posse foi gremista. Antes dos 10 minutos, além da parte tática o lado anímico mostrou times completamente distintos em campo. Roger Machado mexeu aos 39, em algo pouco usual, para tentar reagir.
Cronologia do jogo
O Inter abriu o placar aos 46 minutos do primeiro tempo: após cruzamento pela direita, a bola atravessou toda a área e David apareceu no segundo pau para balançar a rede e decretar a vitória vermelha.
Adiado por violência, Gre-Nal quase termina sem confusão
O Gre-Nal 435 foi disputado 11 dias depois do previsto inicialmente por conta da violência. O primeiro clássico da história adiado por este motivo aconteceu sem confusão na chegada de torcedores e jogadores ao estádio. Em campo, a temperatura não esquentou. Mas a chance de acabar o jogo sem problema ficou no quase. Depois do encerramento do jogo, rojões foram arremessados por torcedores do Grêmio em direção a uma organizada do Inter. Houve, ainda, arremesso de assentos de cadeira do setor visitante para outro local.
Villasanti inicia entre titulares
Personagem importante da história do Gre-Nal 435, por ter sido atingido por uma pedrada em 26 de fevereiro, o Villasanti também sofreu abalo psicológico devido ao incidente há 11 dias, além do traumatismo. Ele já havia sido titular e atuou durante 73 minutos no empate com o Novo Hamburgo, no último sábado (5). Nesta quarta, assim como o restante de sua equipe, teve atuação apagada pouco pôde fazer para impedir a derrota do Tricolor, além de sair com o cartão amarelo.
D'Alessandro joga seu 40º Gre-Nal -- e pode ser o último
O ídolo colorado Andrés D'Alessandro entrou em campo, atuou por nove minutos e participou de seu 40º Gre-Nal, que pode ser seu último. São 16 vitórias, 13 empates e 11 derrotas em sua história no confronto. Isso porque, com o Grêmio na Série B e os dois rivais eliminados da Copa do Brasil, os dois clubes podem se enfrentar apenas caso se encontrem na fase final do Gauchão.
FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 1 x 0 GRÊMIO
Data e hora: 09/03/2022 (quarta-feira), às 21h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Premiere
Público total: 28.185 pessoas
Renda: R$ 1.071.306,00
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael Alves e Michael Stanislau
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Taison, Bustos, Moisés, Boschilia e Wesley Moraes (INT); Villasanti e Thiago Santos (GRE)
Gol: David (INT), aos 46 minutos do 1º tempo
INTERNACIONAL: Daniel; Fabricio Bustos, Kaique Rocha, Cuesta e Moisés (Méndez); Gabriel, Liziero, Edenílson (D'Alessandro), Taison (Boschilia) e Maurício (Johnny); David (Wesley Moraes). Técnico: Alexander Medina
GRÊMIO: Brenno; Orejuela (Rodrigues), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Vini Paulista), Villasanti, Campaz, Janderson (Gabriel Silva) e Rildo (Bitello); Elias Manoel (Wesley Moreira). Técnico: Roger Machado
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.