Topo

Cruzeiro

Pressão na arbitragem? Entenda o cenário de Cruzeiro e FMF após clássico

Jogadores de Atlético-MG e Cruzeiro antes do início do clássico do último domingo (6) - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Jogadores de Atlético-MG e Cruzeiro antes do início do clássico do último domingo (6) Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

09/03/2022 04h00

A pressão em cima dos árbitros e da Federação Mineira de Futebol (FMF) já é grande em caso de eventual final entre Atlético-MG e Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro. O pênalti assinalado a favor do Galo, no clássico do último domingo (6), desagradou muito a Raposa, que se manifestou por meio das redes sociais e ganhou coro de jogadores, do técnico Paulo Pezzolano e de Ronaldo Fenômeno, proprietário da SAF do time celeste.

Por meio de suas já tradicional live, Ronaldo abordou o assunto na segunda-feira (7) e informou que vai enviar à FMF ofício com propostas de melhorias para a arbitragem e para o campeonato como um todo. O Fenômeno espera que os pedidos sejam atendidos, mas levantou a possibilidade de mandar a equipe sub-20 a campo nas próximas edições, caso não haja melhora.

Em contrapartida, a FMF aposta na utilização do VAR na fase final da competição para minimizar o máximo possível a possibilidade de erros dos árbitros. Vale lembrar que a tecnologia não é utilizada na fase classificatória. Inclusive, a entidade deu indícios de que tentará mudar esse cenário já na próxima edição do Estadual, em que pretende contar com o VAR também na fase inicial.

Arbitragem de fora?

Nos dias que sucederam o clássico, torcedores seguiram manifestando indignação com a arbitragem. A possibilidade de um trio de fora de Minas Gerais apitar a eventual final foi levantada nas redes sociais. No entanto, segundo apurou o UOL Esporte, esse assunto não vem sendo tratado internamente no Cruzeiro neste momento.

A FMF, ciente do debate envolvendo a qualidade da arbitragem mineira, defendeu que o quadro de profissionais de Minas Gerais atue até o fim da competição, como pontuou Juliano Lopes, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação.

"Eu acredito na arbitragem de Minas Gerais. Nós teremos VAR nas semifinais e na final. Cabe à federação decidir e aos clubes envolvidos. Nós estamos trabalhando, como foi nos últimos dois anos, para que a arbitragem mineira vá até o fim do campeonato. Vamos por etapas", disse.

Cruzeiro