Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Benzema fez falta em Donnarumma? Veja as opiniões de ex-árbitros

Donnarumma erra passe após dividida com Benzema em Real Madrid x PSG - Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Donnarumma erra passe após dividida com Benzema em Real Madrid x PSG Imagem: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

10/03/2022 10h42

O Real Madrid venceu o PSG por 3 a 1, de virada, e se classificou às quartas de final da Liga dos Campeões. Mas o lance do primeiro gol de Benzema para os espanhóis rendeu discussão: o camisa 9 fez falta no goleiro Donnarumma? Veja o que dizem ex-árbitros de futebol.

No lance, o goleiro do PSG foi sair jogando com os pés, mas errou o passe após ser atrapalhado por Benzema, que chegou a tocar em Donnarumma. Na sequência, Vinicius Junior recuperou a bola para o Real e rolou para o atacante francês estufar as redes.

Dos três ex-árbitros ouvidos pelo UOL Esporte, dois não viram falta de Benzema. Quem acredita que o camisa 9 cometeu falta no goleiro italiano é Alfredo Loebeling.

"Para mim, a falta é clara. A regra fala que a bola pode ser disputada, inclusive com o goleiro, se for ombro a ombro, e não foi o caso. O braço do Benzema, como ele vem em velocidade, obviamente a força dele já é desproporcional, maior que a do Donnarumma, que está parado. Se você olhar bem o lance, tem um braço nas costas. Não foi uma jogada de ombro com ombro", disse.

"Por que o VAR não interferiu, então? Porque não é um erro grosseiro. É um lance interpretativo. Aquele braço foi suficiente para deslocar o goleiro ou não? Porque não foi um erro grosseiro, por isso que o VAR não interfere. Mantém a decisão de campo", acrescentou.

Já Renato Marsiglia, comentarista de arbitragem da Record, discorda. "Para mim, não houve a falta no Donnarumma. O raciocínio que tem de ser feito é o seguinte: se não fosse o goleiro que colocou a bola em jogo, se fosse um outro jogador qualquer e sofresse aquele tipo de carga, seria falta? Para mim, não. Então, se não é falta em outro jogador, também não é no goleiro. A única prerrogativa que o goleiro tem em relação aos demais jogadores é colocar a mão na bola dentro da sua grande área. Fora isso, ele é um jogador como qualquer outro", opinou.

Acompanhe as principais notícias do esporte na live do Mauro Cezar Pereira, no canal de UOL Esporte:

"Donnarumma recebeu a bola e a manteve em disputa no chão. A bola estava em jogo. Qualquer um poderia disputar a bola com ele, e foi o que o Benzema fez. Para mim, a carga do Benzema não foi faltosa, como não seria sobre um outro jogador. É esse o raciocínio que tem de se fazer. Não pensar que o goleiro tem prerrogativas a mais sob os demais jogadores na disputa de bola. Não tem."

Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem dos canais Disney, também mandaria o lance seguir.

"Para mim, a arbitragem acertou. Gol legal. A regra é interpretativa. Foi uma pexotada do goleiro. O Benzema dá o tranco e não foi faltoso. Se ver a análise do jogo, teve 21 faltas. O critério da arbitragem foi mandar seguir. Dentro do critério do árbitro, esse tipo de jogada ele não estava marcando. Foi mais uma lambança, uma pexotada. Decisão correta do árbitro e do VAR, que não tem que se meter", explicou.

Veja o lance entre Benzema e Donnarumma: