Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

OPINIÃO

Colunistas opinam: chegou a hora de Neymar deixar o PSG?

Neymar em aquecimento do PSG contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões - David Ramos/Getty Images
Neymar em aquecimento do PSG contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões Imagem: David Ramos/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

10/03/2022 11h26

Contratado em 2017 pelo PSG, Neymar acumulou ontem (9) mais um fracasso na Liga dos Campeões. Apesar da boa vantagem construída no primeiro jogo e na etapa inicial do jogo no Santiago Bernabéu, o time parisiense viu o Real Madrid reagir de maneira histórica e garantir a classificação com uma vitória por 3 a 1, três gols de Benzema.

Apesar da linda assistência para o primeiro gol, marcado por Mbappé, Neymar mais uma vez não conseguiu ser o que dele se espera no PSG —que novamente para no meio do caminho na busca pela ainda inédita Champions League.

Diante do histórico e do atual momento do atacante de 30 anos do Paris Saint-Germain, convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: chegou a hora de Neymar deixar o PSG? Vale lembrar que, no ano passado, ele renovou contrato até 2025. Confira as respostas:

Neymar precisa, finalmente, ser responsabilizado também quando falha. O problema não é o PSG. Ele não sustenta uma atuação brilhante por uma temporada inteira há algum tempo. O que leva alguém a pensar que será diferente em outro clube? Hoje, ele tem um contrato gigantesco e longo, uma das melhores estruturas do mundo, e joga ao lado de Messi e em Mbappé. O que falta?
ALICIA KLEIN

Tem contrato até 2025, ganhando uma fortuna. Mas se o PSG quiser abrir mão e aparecer algum clube dos Estados Unidos disposto a uma loucura financeira, quem sabe Neymar não realiza o sonho de gozar férias de quatro meses por temporada?
ANDRÉ ROCHA

E ir para onde? Quem pagaria a multa? E se alguém topasse, pagaria o que ele ganha hoje no PSG? Em que clube ele teria grupo parecido e mesmas condições para brilhar? São muitas as incertezas, o que me leva a pensar que ele tem que se concentrar no PSG e tentar ao lado dessa seleção de craques os títulos que não estão conseguindo. E ele precisa ser quem pode ser: decisivo nesse caminho.
ANDREI KAMPFF

Ou será que chegou a hora de o Paris Saint-Germain deixar Neymar?
JUCA KFOURI

Chegou a hora de a gente se conformar com o fato de o Neymar não ter feito do PSG protagonista de nada. E isso não tem nada (ou pouco) a ver com o talento dele.
MARÍLIA RUIZ

Sim! Até escrevi em meu blog hoje. Creio que tenha chegado o momento de Neymar voltar ao Brasil. No nosso combalido futebol, ele poderá reinar ainda por uns quatro ou cinco anos. Na Europa, será coadjuvante em qualquer liga.
MILTON NEVES

A pergunta dá a impressão de que o problema é o clube e não o jogador. Neymar sonhou ser o melhor do mundo, por isso foi para o PSG e, para desgosto dos neymarzetes, não é o melhor do PSG.
MENON

Não vejo motivos para Neymar deixar o PSG. Lá ele recebe um salário espetacular e tem companheiros espetaculares para brigar sempre por títulos. Neymar deve, sim, tentar ajudar a convencer Mbappé a ficar. O primeiro tempo da derrota para o Real confirmou como o brasileiro pode brilhar dando passes e assistências para o francês. Sem falar na parceria com Messi.
PERRONE

Pouco importa se chegou a hora de Neymar deixar o PSG ou não. O fato é que isso simplesmente não vai acontecer. O brasileiro renovou seu contrato há menos de um ano, tem vínculo até 2025 e, por conta do seu declínio técnico e físico, não conseguirá em outro clube um salário tão alto quanto recebe em Paris. E, de verdade, você consegue imaginar Neymar rompendo contrato para ganhar menos em outro lugar? Eu também não.
RAFAEL REIS

Para onde iria o Neymar, ganhar a fortuna que ganha no PSG? Ele tem contrato até 2025 e duvido que algum outro clube se disponha a pagar sua estratosférica multa rescisória. Ainda é um supercraque? Sim. Mas já está na fase descendente da carreira. Vai ficar em Paris, mesmo.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Neymar está nitidamente desmotivado para jogar futebol. A cada ano isso vem se evidenciando. Mas acho que não é só no PSG. Não consigo imaginá-lo feliz e disposto a arrebentar em outra liga ou num time menos expressivo.
RODOLFO RODRIGUES

Talvez o problema não seja exatamente o PSG. É claro que tudo que envolveu a ida dele para o clube o colocou numa redoma ainda mais inalcançável e distante da realidade que o faria crescer profissionalmente. Mas o problema de Neymar me parece ser ele mesmo. Vem sofrendo com lesões e muitas vezes o atleta não tem culpa disso, mas a demora para entrar em forma depois delas e o início preguiçoso de cada temporada, deixa a sensação de que pode ser mais profissional na condução da sua carreira.
RODRIGO COUTINHO