Topo

Gre-Nal: Inter espera punição ao Grêmio por canto racista da torcida

Marinho Saldanha/UOL
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/03/2022 13h46

O vídeo de torcedores do Grêmio cantando música com termos racistas, antes do início do Gre-Nal 435 no estádio Beira-Rio, deverá virar denúncia no TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul). As imagens viralizaram nas redes sociais e registram um grupo de torcedores entoando o cântico com estrofe "chora, macaco imundo". A gravação será analisada pela Procuradoria, que aguarda a súmula do jogo para iniciar os trabalhos. O Inter espera uma denúncia e punição ao Grêmio.

Em campo, o Inter venceu o Grêmio por 1 a 0. O jogo foi válido pela nona rodada do Gauchão.

O Inter entende que as imagens são claras e estão disponíveis ao TJD. Assim, o clube não deve apresentar uma notícia de Infração pedindo denúncia contra o Grêmio e aguarda ação da Procuradoria. Os procuradores já têm ciência do vídeo e devem analisar o caso.

O vídeo foi gravado antes de a bola rolar e com o setor visitante do Beira-Rio já ocupado pelos torcedores do Grêmio.

Depredação contabilizada

Outro fato extracampo no Gre-Nal 435 foi a depredação de cadeiras do setor visitante ao longo do jogo. De acordo com levantamento do Internacional, 40 assentos foram danificados. A lista de dados ainda inclui cabos de aço de aproximadamente 60 metros rompidos, três luminárias de emergência, pichação em banheiro masculino e torre da cobertura e ainda uma porta de banheiro quebrada.

Inter e Grêmio realizaram hoje (10), pela manhã, vistoria em conjunto no estádio para elaboração do relatório final de danos. A partir disso, é feita cotação de custos por parte do Grêmio e o valor final é repassado ao Internacional.

Arremesso de cadeiras e rojões

Ao final do clássico, algumas das cadeiras depredadas foram arremessadas por torcedores do Grêmio em direção ao setor com torcedores do Inter. Vídeos que também viralizaram pelas redes sociais registraram os atos, assim como o uso de rojões.

Uma das bombas, lançada do setor superior para o inferior, explodiu entre os torcedores do Inter. Não houve relato de feridos.