Por que Santos contratou o zagueiro Maicon após três meses de 'atraso'
O Santos fechou oficialmente a contratação de Maicon na última sexta-feira (4), mas o zagueiro poderia ter participado da pré-temporada no CT Rei Pelé. O atleta de 33 anos foi oferecido ao Peixe em novembro. Naquela altura, o clube paulista só pensava em se livrar do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro e tinha acertado pré-contrato com Eduardo Bauermann. Desta forma, o Cruzeiro foi o destino do defensor.
Em janeiro, o Santos foi avisado sobre a incerteza da permanência do Maicon. O Cruzeiro estava proibido de registrar jogadores pela Fifa e havia vendido 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) para Ronaldo Fenômeno. A partir dali, o Peixe ficou de olho na situação.
Com Ronaldo, o Cruzeiro renegociou vários contratos. O salário de Maicon, combinado em gestão anterior, era inviável para a Raposa. Dessa forma, o clube decidiu liberar o atleta. Então, o Alvinegro praiano finalmente aceitou trazer o zagueiro de família santista para atuar no time em fevereiro.
A negociação acabou boa para os dois lados. O Cruzeiro diminuiu a folha salarial e trouxe Wagner Leonardo como substituto — o zagueiro estava emprestado pelo Santos ao Fortaleza. Enquanto isso, o Peixe contratou Maicon de graça e com salário similar ao da Raposa.
O Santos vê perfil de liderança em Maicon. Kaiky é titular aos 18 anos e vive oscilação normal da idade. Bauermann, 26, jogou todas as partidas em 2022. As alternativas são Luiz Felipe e Velázquez, dois com histórico recente de lesões, e os jovens Robson e Derick.
"Vou procurar fazer aquilo que sempre fiz na minha carreira. Tentar ajudar os mais jovens com liderança e fazer de tudo para colocar o Santos no mais alto nível. Podem contar com dedicação e muito trabalho. Farei o possível para honrar essa camisa dentro de campo", disse Maicon.
Maicon havia sido aprovado pelo ex-técnico Fabio Carille e foi elogiado pelo atual comandante Fabián Bustos. O executivo de futebol do clube, Edu Dracena, zagueiro de sucesso na carreira, entende que Maicon pode tirar a pressão sobre Kaiky. Luiz Felipe não é um dos líderes do elenco, enquanto Velázquez tem contrato só até dezembro.
O zagueiro de 33 anos assinou contrato até dezembro de 2023. Ele não foi inscrito a tempo para atuar no Campeonato Paulista e não poderá atuar contra Palmeiras e Ferroviária (fora) e Água Santa (casa), pelas últimas rodadas da primeira fase. Se o Santos avançar às quartas de final, o defensor poderá ser inscrito.
Experiente, Maicon jogará pelo oitavo clube na carreira. Ele começou no Cruzeiro e atuou no Cabofriense (RJ), Nacional (POR), Porto (POR), São Paulo, Galatasaray (TUR) e Al-Nassr (SAU) antes de retornar à Raposa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.