Topo

Santos

Gabriel Pirani 'começa' 2022 no Santos e se anima com confiança de Bustos

Gabriel Pirani em treino do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Gabriel Pirani em treino do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/03/2022 04h00

Gabriel Pirani teve o seu primeiro grande momento em 2022 na classificação do Santos à terceira fase da Copa do Brasil diante do Fluminense-PI. Na última terça-feira (8), o Peixe conseguiu avançar na competição após vencer o time de Teresina nos pênaltis — no tempo normal, empate por 1 a 1.

O Fluminense vencia por 1 a 0 quando Camacho recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 29 minutos do segundo tempo. Aos 32, Pirani entrou no lugar de Marcos Leonardo. Com apenas quatro minutos em campo, o camisa 20 deu assistência perfeita para o gol de Ricardo Goulart. Com o empate, a decisão foi para os pênaltis. Gabriel Pirani foi o único que não converteu uma penalidade, mas o Peixe avançou.

Destaque no seu primeiro ano como profissional, em 2021, Pirani não começou bem esta temporada. Ele foi expulso ainda no primeiro tempo do empate sem gols com a Inter de Limeira, na primeira rodada do Campeonato Paulista. Desde então, só foi reserva e entrou no segundo tempo dos jogos contra São Bernardo, Ituano, São Paulo e Fluminense-PI.

No Piauí, Gabriel Pirani chegou à primeira participação em gols do Alvinegro praiano neste ano. E agora tenta recuperar a confiança sob o comando do técnico argentino Fabián Bustos, entusiasta do seu futebol.

Logo na apresentação como treinador do Peixe, o comandante argentino afirmou que evita análises individuais, mas falou sobre Pirani sem ter sido perguntado.

"No ano passado enfrentamos o Santos [o treinador estava no Barcelona de Guayaquil-EQU], e o Pirani jogou contra o San Lorenzo [em jogo pela Libertadores] muito bem. Contra o Barcelona jogou muito bem. Atualmente tem pouca continuidade. Temos que levantá-lo e trabalhar. Não dar desculpas se, neste momento, ele não render", disse Bustos.

O ex-treinador do Peixe Fabio Carille também via talento em Gabriel Pirani, mas entendia que o Menino da Vila de 19 anos não lidava bem sob pressão. Fabián Bustos tenta agora recuperar o futebol do meia.

Neste ano, Pirani recebeu sondagem do Los Angeles FC, da MLS. Em 2021, o Santos recusou proposta de US$ 3 milhões (R$ 16,3 mi, à época) do Vancouver Whitecaps, também da MLS. O contrato do jovem atleta com o time da Vila Belmiro termina em dezembro de 2025.

Santos