Toda convocação de seleção brasileira gera reações positivas e negativas, e a de hoje (11) não é diferente. No início da tarde, o técnico Tite chamou os 25 jogadores para as partidas contra Chile e Bolívia, pelas últimas duas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.
Um nome em especial tem sido citado como o mais injustiçado por não fazer parte da lista: o meia Raphael Veiga, do Palmeiras. O atacante Pedro, do Flamengo, é outro lembrado pelos torcedores e por parte da imprensa. Por outro lado, a convocação de Arthur, da Juventus, vem sendo bastante questionada.
Agora, é a vez de os colunistas do UOL Esporte darem seus pitacos em relação ao seguinte tema: quem foi o maior injustiçado na convocação de Tite? Veja o que eles responderam:
São vários. Difícil entender por que Tite convoca jogadores que precisam de oportunidade para se recuperar e deixa de fora os que estão em excelente momento. Volta Arthur, fica Dani Alves, não entra Raphael Veiga? Todo treinador tem seus preferidos, entendo. Mas lamento pelos atletas que parecem não ter como chegar à Seleção.
ALICIA KLEIN
Não houve. Injustiça agora só na convocação final para a Copa do Mundo. A lista tem a sua coerência para o contexto de testes nas últimas rodadas da eliminatória, com a classificação já garantida. E insisto: sem duelos contra as principais seleções europeias, o único parâmetro minimamente seguro é chamar quem se destaca nas principais ligas.
ANDRÉ ROCHA
Tite poderia usar os jogos para testes uma vez que a seleção já está classificada para a Copa. Mas o técnico mostrou que prefere apostar em quem confia a conhecer novas opções como Danilo, Pedro ou Veiga.
DANILO LAVIERI
Injustiçado? Ninguém!
JUCA KFOURI
Raphael Veiga. O meia do Palmeiras não é necessariamente um nome obrigatório na seleção e na Copa, mas fez por merecer pelo menos uma chance para mostrar o valor a Tite.
JULIO GOMES
O técnico da seleção monta sua equipe. Ele tem jogadores de confiança que vai chamar mesmo se tiver outro da mesma posição em melhor fase. Foi sempre assim, e o Brasil já perdeu Copas por isso? Já. Mas também já ganhou. O Arthur é meio incompreensível numa análise geral, mas acho que Tite quer testar algo que acha que só o Arthur pode dar, mesmo o cara estando longe daquele auge. De qualquer forma eu teria dado uma chance a Veiga.
MARCEL RIZZO
A convocação do Arthur é uma tentativa de fazer ressurgir o talento (à lá com sucesso, que eu duvidava, foi feito com Coutinho): é quase uma opção "holística". Injustiçados? Depende do gosto do freguês. No ciclo 2018, ficou evidente que Dudu poderia ter sido pelo menos testado. Já neste ciclo nenhum jogador foi tão constantemente bom como Dudu foi no anterior. Sobre momento: o melhor jogador em atividade no Brasil em 2022 se chama Danilo. Poderia estar na lista.
MARÍLIA RUIZ
São milhões de injustiçados. Todos aqueles que levam a profissão a sério e são surpreendidos com a chamada de Arthur.
MENON
Raphael Veiga e Pedro. Mas é até possível entender o treinador no caso da não convocação do atacante flamenguista. Ele segue escondido na Gávea como uma Ferrari que não sai da garagem.
MILTON NEVES
Não vejo alguém claramente injustiçado. Mas, já que Tite diz que o grupo está sempre aberto e o Brasil está classificado para a Copa do Mundo, Raphael Veiga poderia ter uma chance.
PERRONE
Todos os meio-campistas brasileiros de alto nível deveriam ser sentir desrespeitados com a convocação de Arthur. Também acho cedo para testar Martinelli.
RAFAEL REIS
Arthur é incompreensível, Gabriel Martinelli também me parece meio sem sentido. Por que não dar oportunidade a Raphael Veiga e Pedro? Enfim, isso é Tite?
RENATO MAURÍCIO PRADO
Chega a ser um desrespeito de Tite não dar uma oportunidade para Raphael Veiga. O peso que o treinador dá para jogador que atua na Europa é muito maior. Coutinho estava encostado no Barcelona e ganhou oportunidade. Arthur não está jogando nada e é convocado. Gabriel Martinelli deveria ser chamado para o próximo ciclo, não agora.
RODOLFO RODRIGUES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.