Topo

Gre-Nal de novo? O que está em jogo na última rodada do Gauchão

Everton Silveira/Futura Press/Folhapress)
Imagem: Everton Silveira/Futura Press/Folhapress)

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/03/2022 04h00

O Campeonato Gaúcho tem a primeira fase chegando ao fim hoje (12). Todos os times do Estadual estarão em campo a partir das 16h30 (horário de Brasília) para a rodada que definirá os confrontos da semifinal e os dois rebaixados. E, ao que tudo indica, vai estabelecer que Inter e Grêmio se enfrentarão antes da decisão.

O Ypiranga lidera a classificação com 21 pontos e precisa apenas de um empate para decidir a sua vida, a da dupla de Porto Alegre. O time de Erechim porque encara o Tricolor, na Arena. Se não for derrotado, garante o primeiro lugar, determina que o Grêmio será o segundo e o Inter o terceiro. Sendo assim, o Gre-Nal na semi está confirmado.

Para o Grêmio assumir o topo da classificação precisa vencer por três ou mais gols de diferença.

Outro que pode tomar o primeiro lugar é o Inter, mas a chance é remota. O Colorado visita o já rebaixado Guarany de Bagé e necessita de vitória tirando diferença oito gols de saldo em relação ao Ypiranga, que precisaria perder.

A tendência, portanto, é Ypiranga em primeiro, Grêmio em segundo e Inter em terceiro, que definirá mais dois Gre-Nais para 19 e 23 de março, e deixaria uma vaga apenas em disputa.

O principal candidato para ela é o Novo Hamburgo, que se garante com vitória sobre o São José, em Porto Alegre. Com 15 pontos, o time do Vale dos Sinos também pode avançar com empate, dependendo dos resultados paralelos.

São Luiz, que enfrenta o Aimoré, e Brasil de Pelotas, que encara o Juventude, têm 13 pontos cada e estão de olho num tropeço do Nóia para avançar. O Caxias, que enfrenta o União Frederiquense, e o próprio São José, ainda tem chances de avançar, com 12 pontos.

Tem briga contra o rebaixamento

O lanterna Guarany de Bagé já está rebaixado para a Divisão de Acesso. Mas quem o acompanhará ainda não está definido. Hoje o 11º é o União Frederiquense, com nove pontos. A equipe precisa vencer para escapar e ainda contar com tropeços de Juventude ou Aimoré.

Estes dois, por outro lado, só dependem de si e estarão salvados se vencerem os seus jogos. O Aimoré também escapa com empate, mas o Juventude poderia ser ultrapassado no saldo de gols. Antes da rodada o saldo do União é menos cinco e o do Ju um.