Topo

Grêmio: Roger elogia comportamento do time em vitória após o Gre-Nal

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/03/2022 20h45

Roger Machado havia criticado em tom mais duro o elenco do Grêmio, depois da derrota para o Internacional, e hoje (12) voltou a falar publicamente sobre o grupo. Após a vitória diante do Ypiranga-RS, no último jogo da fase de classificação do Gauchão, o treinador elogiou o comportamento da equipe e valorizou o equilíbrio tático do time em campo.

O Grêmio venceu por 2 a 0, gols de Campaz e Bitello, mas não evitou cruzamento com o Inter na semifinal do estadual. O Gre-Nal, em dois jogos, começa no próximo sábado (19).

"O comportamento desse jogo foi muito bom. Cumprimentei os atletas. Combinação de características e envolvimento foi de alto nível e resultou no resultado e atuação que tivemos. As alterações foram, como sempre, em busca de equilíbrio. Equilíbrio entre atacar e defender bem. As mudanças foram em função disso, equilíbrio. Que já havia se mostrado em outros momentos. Você não vai dominar o adversário o tempo inteiro, mas quando não dominar, não podemos sofrer", disse o treinador do Grêmio.

O time começou o jogo com Bitello na vaga de Thiago Santos e Gabriel Silva no lugar de Rildo. Na defesa, Rodrigues saiu jogando e Orejuela começou no banco de reservas.

"Tudo está ligado em impedir o adversário de progredir e quando tiver a bola, reter ela com qualidade. A opção por botar um time mais leve foi para ter jogadores com mais técnica. Porém é uma conta simples. Mesmo com jogadores leves, que eles ajudem no processo defensivo. Tem uma conta simples e que a gente fala aos jogadores. Que meus jogadores de ataque têm que contribuir com 25, 30% das ações defensivas no campo adversário. Quando a gente se aproxima disso, fica mais perto de vencer. Tenho certeza que esse percentual vai bater. O que não aconteceu nos jogos que tivemos até agora, contra o Mirassol, contra o Novo Hamburgo e especialmente no clássico", teorizou o técnico.

No ataque, além de Gabriel Silva, o Grêmio teve Jaminton Campaz com mais liberdade para circular e a dupla Janderson e Elias Manoel atrás de profundidade.

O Grêmio terminou a fase de classificação como segundo colocado, atrás somente do Ypiranga-RS. Com isso, o time de Roger encara o Inter na semifinal. O primeiro Gre-Nal decisivo será no Beira-Rio e o segundo na Arena do Grêmio.