Topo

Palmeiras: Números mostram 'esquecidos' por Tite cada vez mais cruciais

Danilo, durante partida entre Palmeiras e Al Ahly - Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images
Danilo, durante partida entre Palmeiras e Al Ahly Imagem: Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

12/03/2022 04h00

Mais uma vez esnobados por Tite para a seleção brasileira, Danilo e Raphael Veiga são grandes reforços do Palmeiras para a fase final do Campeonato Paulista. Se tivessem sido convocados, os dois jogadores perderiam as quartas, a semifinal e a primeira partida de uma eventual final no Estadual.

Os dois jogadores, que a olho nu são claramente duas das peças mais importantes do time, comprovam em números a clara percepção.

De acordo com dados do portal de estatísticas Footstats, Veiga é líder do Palmeiras nos dois mais importantes quesitos de ataque no campeonato estadual.

Com sete assistências, sendo duas para gols e outras cinco para finalização dos companheiros, ele é primeiro do ranking com sobras. O camisa 23 é também quem mais bateu a gol, com 14 finalizações

Já Danilo, com 91% de acerto de passes, é o primeiro entre os jogadores titulares com melhor índice, excetuando-se os zagueiros Gustavo Gómez e Murilo.

Em desarmes, com nove, ele só perde para Marcos Rocha e Atuesta, que têm dez. É o terceiro que mais acertou dribles, atrás de Dudu e Wesley, atacantes. E o terceiro em viradas de jogo certas, com sete - atrás de Rocha, com nove, e Scarpa, com oito.

Prêmios individuais e espaço para crescer

Veiga vem sendo destaque do Palmeiras há bastante tempo. Foi Bola de Prata ESPN como meia em 2021; Bola de Ouro da Copa do Brasil de 2020, e integrou as seleções ideais do Brasileiro e da Copa Libertadores de 2021.

Além disso, é também o nome mais decisivo do Palmeiras. Bate todos os pênaltis do time quando em campo, com 100% de aproveitamento (18/18), fez gol na final da Libertadores de 2021, na semi e na final do Mundial, por exemplo.

Já Danilo, que desperta cada vez mais a atenção do mercado externo, foi apontado pela Fifa como terceiro melhor jogador do Mundial de Clubes 2021, no qual o Palmeiras foi vice do Chelsea (ENG). Ficou atrás do zagueiro Thiago Silva, do clube inglês, e do companheiro de time Dudu.

Com apenas 20 anos, o baiano ainda vai amadurecer muito, o que torna difícil imaginar onde ele pode chegar.