Cristiano Ronaldo supera Romário em gols por clubes e celebra marca
Após marcar três gols na vitória do Manchester United sobre o Tottenham por 3 a 2, ontem (12), pelo Campeonato Inglês, Cristiano Ronaldo chegou a 692 gols apenas por clubes, e estabeleceu um novo recorde, superando a antiga marca, que pertencia a Romário: 689, segundo a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol)
O craque português do Manchester United foi às redes sociais para celebrar mais um feito histórico e se disse orgulhoso por superar Romário, a quem ele classificou como "um dos maiores atacantes de todos os tempos".
"Orgulhoso por superar mais um desafio, tornando-me o maior artilheiro por clubes de todos os tempos apenas seis meses após me tornar o maior artilheiro por seleções. Muito respeito por Romário, um dos melhores atacantes de todos os tempos", escreveu Cristiano Ronaldo.
"Muito obrigado a todos os jogadores com quem já cruzei durante minha carreira. Obrigado a todos os clubes que já defendi, obrigado a todos meus, fãs e, acima de tudo, obrigado à minha família maravilhosa. Eu não conseguiria sem vocês!", completou.
Construção do recorde
O recorde de Cristiano Ronaldo foi construído durante a passagem do jogador por quatro clubes: Sporting Lisboa, Manchester United, Juventus e Real Madrid. Nos últimos três, o atacante fez mais de 100 gols.
No Sporting, clube que o revelou, CR7 marcou apenas cinco gols. No Manchester United, segundo clube da carreira, ele soma 136 - e contando. Pelo Real Madrid, são 450 tentos. Pela Juventus, 101.
Além dos gols por clubes, Cristiano Ronaldo soma 115 gols por Portugal - e é o maior artilheiro de uma seleção nacional.
O craque português detém, segundo a IFFHS mais três recordes no futebol mundial: maior artilheiro em jogos oficiais, com 807 gols; maior artilheiro em jogos internacionais, com 265; e maior artilheiro em jogos internacionais por clubes, com 150 gols.
Polêmicas
Com 807 gols na carreira, a Fifa considera que ele se tornou ontem (12) o maior artilheiro da história em jogos oficiais, superando o austríaco-tcheco Josef Bican, com 805.
No entanto, para a IFFHS, o recorde foi batido no dia 27 de fevereiro de 2021, quando ele marcou o 760º gol da carreira, superando os 759 de Josef Bican.
O próprio Cristiano Ronaldo, no entanto, adota outro critério. Ele considera que o detentor do recorde de gols em jogos oficiais era Pelé, com 767 - levando em conta nove gols marcados pelo brasileiro com a seleção de São Paulo e mais um pela seleção militar do Brasil, números que a IFFHS não contabiliza.
Assim, Cristiano Ronaldo celebrou o recorde de maior artilheiro de todos os tempos apenas no dia 14 de março do ano passado, quando marcou o gol de número 770.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.