Topo

OPINIÃO

Vitão: 'Favoritismo do Palmeiras no dérbi é menor, mas indiscutível'

Do UOL, em São Paulo

14/03/2022 16h34

Um tem a melhor campanha do Paulistão, está invicto no torneio e carrega 'apenas' as duas últimas edições da Libertadores. O outro chega embalado por uma goleada (5 a 0 sobre a Ponte Preta) e empolgado com o início de trabalho do técnico Vítor Pereira. Palmeiras e Corinthians se enfrentam nesta quinta-feira (17), no Allianz Parque, cercados de grande expectativa.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte todas as segundas, quartas e sextas às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes conversaram sobre o clima para o dérbi paulista. Eles debateram se existe algum favorito para a partida, marcada para 20h30 (horário de Brasília) - com transmissão ao vivo pelo Canal UOL e acompanhamento minuto a minuto do Placar UOL.

"Temos um favorito, mas ele só diminuiu depois de domingo. Um favoritismo que seria bastante claro por fatores como momento e tempo de trabalho. O Palmeiras começou a preparação antes por causa do Mundial. O Corinthians tem jogadores de talento. Pelo time titular, tem jogo. Os fatores torcida única e campo transformam completamente o ambiente. O favoritismo do Palmeiras é indiscutível, mas é menor do que poderia ser", analisou Vitão.

Para Lavieri, a animação dos alvinegros para o dérbi de quinta-feira se justifica pela boa impressão deixada pelo início de trabalho de Vítor Pereira. O colunista do UOL destacou que o técnico português já conseguiu fazer o Timão melhorar seu jogo coletivo, algo que Sylvinho, seu antecessor, teve dificuldades mesmo diante de adversário de nível inferior.

"O Palmeiras vem de uma vitória contra o Santos [1 a 0], em uma partida em que abusou de perder gols. O Corinthians empolgou com essa vitória sobre a Ponte Preta. Mesmo contra times mais fracos, o time do Sylvinho não apresentava um futebol tão vistoso", comentou Lavieri.

Apesar da goleada corintiana no domingo, Vitão manteve os pés no chão e lembrou uma das carências da equipe. "O Corinthians não ganhou de ninguém. A Ponte Preta é um time muito fraco e ficarei surpreso se não for o segundo rebaixado. O Corinthians é o pior time do campeonato em desarmes. Não tem volante. Com esse futebol, serve para golear a Ponte Preta, mas não serviu para ganhar do São Paulo no Morumbi [o São Paulo venceu por 1 a 0]. Vai precisar de algo novo para fazer frente ao bicampeão da América", destacou.

Lavieri mostrou-se curioso para ver o comportamento das duas equipes no dérbi, principalmente em relação aos seus maiores problemas. "Teremos um duelo interessante. O Palmeiras, apesar de ter a melhor campanha, tem o sexto melhor ataque do campeonato (14 gols marcados, ao lado da Inter de Limeira, mas com um jogo a menos]. A exemplo do que foi contra o Santos, o Palmeiras perdeu muitos gols. Há esse dilema: o Corinthians não tem uma pegada no desarme, mas esse Palmeiras perde muito gol", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será nesta quarta (16), às 15h (horário de Brasília), com a análise dos principais assuntos do dia no futebol brasileiro e internacional. Você pode acompanhar o programa ao vivo pelo Canal UOL e pelo canal do UOL Esporte no Youtube.