A menos de 15 jogos do fim, D'Alessandro vive despedida do Gre-Nal
Falta pouco para D'Alessandro encerrar sua carreira. Com vínculo com o Inter até o fim de abril, o meia de 40 anos se despedirá de uma de suas partidas prediletas. O Gre-Nal do próximo sábado deve ser o penúltimo da carreira do argentino.
Sem enfrentamentos com o Grêmio previstos para a sequência do ano, D'Ale só viverá o último duelo neste sábado se for expulso, ficando, assim, suspenso do próximo. Caso contrário, deve ter mais uma chance de enfrentar o tradicional oponente.
De qualquer forma, o jogo do dia 19, que abre a semifinal do Gauchão, é uma despedida. Será a última vez que D'Alessandro enfrentará o Grêmio no Beira-Rio. Estádio que adotou como sua casa por mais de 10 anos.
São, até hoje, 40 duelos, com 16 vitórias, 13 empates e 11 derrotas. D'Ale marcou nove gols, deu sete assistências, levou 10 cartões amarelos e foi expulso uma vez.
Sem perspectiva de renovação de contrato, o meia deve disputar os jogos decisivos do Gauchão, que podem ser dois ou quatro, dependendo da classificação do Inter, mais quatro rodadas do Brasileirão e possivelmente três da Sul-Americana. Teria, então, no máximo mais 11 jogos de carreira.
D'Ale x Victor - Um duelo que o clássico firmou
D'Alessandro tem sua idolatria no Inter forjada nos clássicos. E o primeiro duelo que ficou famoso no Gre-Nal foi com Victor, então goleiro do Grêmio. Os gols marcados contra o tradicional rival marcaram as passagens de ambos. A cada bola na rede, crescia o sucesso do meia e o goleiro era cobrado pela torcida. Tanto que, ainda que tivesse ótimas temporadas pelo Tricolor, Victor ficou marcado pelos feitos de D'Ale até sua saída do clube.
Provocações com Renato Gaúcho
D'Alessandro também trocou provocações com o maior ídolo do Grêmio. Comemorou um dos gols do Inter imitando um binóculo em alusão a uma fala do treinador. E viu Renato responder, depois, que o que D'Ale tinha de idade ele tinha de títulos. O respeito entre o treinador gremista e o meia colorado sempre foi mútuo. Renato sempre disse que gostaria de ter D'Ale sob seu comando, e o camisa 10 também repetia elogios para citar o rival.
Precursor do caixão
Se Patrick causou polêmica e até briga ao comemorar com caixões nas cores do Grêmio no ano passado, D'Alessandro já tinha feito isso duas vezes. Em 2010 e em 2015, o argentino foi flagrado erguendo caixões em azul, branco e preto junto aos torcedores do Inter.
Discussão antes da bola rolar
Outro fato curioso de D'Alessandro no Gre-Nal aconteceu com Maicon, então capitão do Grêmio. No sorteio realizado pela arbitragem no início do jogo, eles já discutiram. O volante teria dito para D'Alessandro "não apitar o jogo", e o gringo não gostou. Houve, antes mesmo da bola rolar, uma troca de empurrões e xingamentos.
Pedido pelo fim das provocações
Se a violência tomou conta dos últimos momentos de embate entre Inter e Grêmio, D'Alessandro tentou evitar. Partiu dele um movimento de pedido pelo fim das provocações feitas pelos jogadores do Grêmio na sequência de conquistas que durou de 2016 até 2018. O capitão do Inter reuniu lideranças, chamou os principais expoentes do Grêmio para uma conversa e explicou que aquilo acabaria descambando para um cenário ainda pior. Ele não foi ouvido e a tentativa de paz virou motivo de chacota no rival. Anos seguiram com o tom cada vez mais forte, até que houve pancadaria generalizada e pedrada em ônibus.
Quadro em casa
Uma foto de um clássico Gre-Nal está exposta na casa de D'Alessandro. Trata-se de uma comemoração na casa do rival durante um jogo. A imagem teve sua história contada pelo UOL Esporte
Outra função, a mesma emoção
Ainda que hoje ocupe uma posição diferente no Inter, já não tenha o mesmo protagonismo em campo e esteja prestes a se despedir dos gramados, D'Alessandro ainda se emociona ao enfrentar jogos dessa importância. Tanto que após a vitória do último dia 9, deixou o gramado chorando. Ele sabe que viverá poucas vezes de novo algo tão forte como o clássico de Porto Alegre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.