Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Benfica segura pressão, bate Ajax com gol no 2º tempo e avança na Champions

Darwin Nuñez comemora gol da vitória do Benfica sobre o Ajax nas oitavas da Liga dos Campeões - JOHN THYS / AFP
Darwin Nuñez comemora gol da vitória do Benfica sobre o Ajax nas oitavas da Liga dos Campeões Imagem: JOHN THYS / AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/03/2022 19h00

O Benfica está nas quartas de final da Liga dos Campeões. Os portugueses venceram o Ajax por 1 a 0 hoje (15), na Amsterdã Arena, na Holanda, após serem muito pressionados durante praticamente toda a partida. Com o empate por 2 a 2 no jogo de ida, em Portugal, o time de Everton Cebolinha avançou na competição. O gol da partida foi marcado por Darwin Nuñez já no segundo tempo.

O Ajax começou bem o jogo, pressionando o time visitante. Anthony aparecia como grande opção e quase abriu o placar logo nos primeiros minutos, inflamando a torcida. O jogador é o xodó dos holandeses, que levaram várias bandeiras do Brasil para o estádio. Ele se mostrou incisivo em várias oportunidades e era uma das principais armas dos donos da casa.

O Benfica, por sua vez, buscava se defender e aguardava uma oportunidade para encaixar um contra-ataque. O problema é que os portugueses ficavam massivamente no campo de defesa e com poucas opções ofensivas quando tinham a bola. Everton Cebolinha era um exemplo: ajudava muito na marcação e pouco contribuiu no ataque.

O primeiro gol insistia em não sair. O Ajax era superior e criava boas oportunidades, que se intensificaram ainda mais a partir da primeira metade do primeiro tempo. A vantagem já parecia uma questão de tempo para os holandeses, que claramente ficavam mais ansiosos a cada minuto perdido.

Na volta do intervalo, O Ajax não conseguiu manter a mesma pressão da etapa inicial. O jogo ficou mais preso no meio de campo e sem tantas jogadas agudas. O Benfica, por sua vez, mantinha sua postura defensiva e tentava o gol em contra-ataque e jogada de bola parada, o que quase deu certo aos 12min em cobrança de escanteio.

Anthony, novamente, teve boa oportunidade e de novo de cabeça, que não é seu ponto forte. O brasileiro subiu entre os zagueiros e mandou por cima do gol, aos 16min. O tempo seguiu, o gol não saiu e a tensão tomou conta da partida, que passou a ter as equipes com mais medo de se arriscar.

E quando o jogo parecia se encaminhar para novo empate, o Benfica aproveitou uma das raras chances para abrir o placar. Em uma falta na linha de fundo, Darwin Nuñez se antecipou à defesa e desviou para o fundo das redes, aos 30min do segundo tempo. O gol garantia os portugueses nas quartas de final e os holandeses, jogando em casa, se lançaram ao ataque.

O Ajax ainda tentou o gol nos minutos finais, mas não teve jeito. O Benfica levou a melhor com Darwin Nuñez e se garantiu nas quartas de final da Liga dos Campeões.