Topo

Retorno inesperado de Alonso faz Atlético-MG avaliar os zagueiros do elenco

Junior Alonso era o capitão do Atlético nas conquistas de 2021 - Pedro Souza/Atlético-MG
Junior Alonso era o capitão do Atlético nas conquistas de 2021 Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

15/03/2022 04h00

Capitão do Atlético-MG nas conquistas do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, o zagueiro Junior Alonso foi um dos grandes nomes nos títulos alvinegros em 2021. A diretoria alvinegra estava ciente de que dificilmente ficaria com o paraguaio para 2022, como de fato aconteceu. Mas a passagem pelo Krasnodar, da Rússia, durou apenas dois meses e o retorno inesperado à Cidade do Galo deve gerar pelo menos uma saída.

Alonso chegou a Belo Horizonte na noite dessa segunda-feira e já treina hoje, ao lado dos velhos companheiros e de alguns novos companheiros. Como é o caso do também zagueiro Diego Godín. Aliás, a contratação do uruguaio foi em função da saída do antigo titular. Tanto que Godín herdou a camisa 3, que era de Alonso. O planejamento foi traçado e executado em cima da saída de Junior Alonso.

Com uma temporada pesada pela frente e jogos do Brasileiro, da Libertadores e da Copa do Brasil concentrados basicamente entre abril e outubro, em função da Copa do Mundo, a diretoria alvinegra e a comissão técnica definiram que contar com cinco zagueiros era o suficiente para suportar a maratona de partidas que está por chegar: Nathan Silva, Godín, Réver, Igor Rabello e Vitor Mendes são as opções do técnico Turco Mohamed.

Mas com o ataque da Rússia à Ucrânia fez a passagem de Alonso pelo Leste Europeu durar apenas dois meses De maneira inesperada o zagueiro voltou. Não há dúvidas do ganho técnico, mas gera um problema para a direção e para a comissão, afinal de contas é muita gente para poucas vagas. A tendência é que pelo menos um zagueiro deixe a Cidade do Galo antes do início do Brasileirão.

Nathan Silva

Grande parceiro de Alonso na temporada passada, Nathan Silva completa 25 anos em maio e é um jogador com mercado. Como já perderia Alonso, vendido ao Krasnodar, a diretoria do Atlético não estava disposta a negociar o outro titular da zaga ao mesmo tempo. Clubes do México, da Itália e de Portugal demonstraram interesse, mas nenhuma negociação avançou.

Diego Godín

Diego Godin comemora primeiro gol marcado com a camisa do Atlético-MG - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Diego Godin comemora primeiro gol marcado com a camisa do Atlético-MG
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Contratado para ser o novo xerife na defesa atleticana, Godín estreou com gol, mas não foi bem nos dois grandes jogos da temporada, contra Flamengo e Cruzeiro. Com vínculo até dezembro, o zagueiro uruguaio tem um dos maiores salários do clube.

Réver

Aos 37 anos, Réver é um ídolo do Atlético. Tem contrato até dezembro e desde o ano passado não é mais titular do Galo. Foi utilizado por Cuca em momentos específicos e assim acontece nos primeiros meses do trabalho de Turco Mohamed. Apesar da idade e do tempo de contrato, o zagueiro ainda não deu indícios se vai parar de jogar no fim da temporada.

Igor Rabello

Igor Rabello tem contrato com o Atlético-MG até dezembro - Yuri Edmundo - Pool/Getty Images - Yuri Edmundo - Pool/Getty Images
Igor Rabello tem contrato com o Atlético-MG até dezembro
Imagem: Yuri Edmundo - Pool/Getty Images

Contratado junto ao Botafogo, para a temporada 2019, Igor Rabello foi titular do Atlético por duas temporadas e meia. Mas perdeu o lugar no time após o início do Brasileirão do ano passado, com a chegada de Nathan Silva. Com vínculo até dezembro, o zagueiro pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube a partir de julho.

Vitor Mendes

Revelação da base do Atlético, o jovem zagueiro de 23 anos foi muito bem pelo Juventude, no último Brasileirão. O retorno à Cidade do Galo foi para compor o elenco. Quinta opção para a defesa, antes da chegada de Alonso, um novo empréstimo parece o caminho provável para Vitor Mendes.