Firmino marca, Liverpool bate Arsenal e pressiona City em briga pelo Inglês
O Liverpool venceu o Arsenal, hoje (16), por 2 a 0, e se colocou de uma vez por todas na briga pelo título do Campeonato Inglês. Em confronto atrasado pela 27ª rodada, o time de Jurgen Klopp encerrou a sequência invicta dos Gunners e colou no líder Manchester City.
Após primeiro tempo controlado pelo Arsenal, com direito a boa atuação de Gabriel Martinelli, o Liverpool dominou a segunda etapa e sacramentou a vitória com gols de Diogo Jota e Roberto Firmino. O brasileiro iniciou o jogo no banco de reservas e precisou de apenas seis minutos em campo para sacramentar a vitória.
O resultado deixa o Liverpool a apenas um ponto do líder Manchester City. Os Reds chegam a 69 pontos em 29 jogos, contra 70 do time de Pep Guardiola. Já o Arsenal encerra a sequência de cinco vitórias e permanece na quarta posição do Inglês, com 51.
O Liverpool volta a campo neste domingo, às 15h (de Brasília), para enfrentar o Nottigham Forest, fora de casa, pelas quartas de final da Copa da Inglaterra. Já o Arsenal encara o Aston Villa no sábado, às 9h30 (de Brasília), pelo Campeonato Inglês.
Pressão do Liverpool
Em busca da vitória para colar no Manchester City, o Liverpool ocupou o campo de ataque do Arsenal logo nos primeiros minutos. Antes de o relógio apontar três minutos do primeiro tempo, os Reds conseguiram três escanteios e obrigaram Ramsdale a buscar no cantinho forte cabeçada de Van Dijk.
Arsenal equilibra
O Arsenal soube suportar a pressão inicial do Liverpool e equilibrou a partida no decorrer da primeira etapa. Os Gunners encaixaram a marcação e exploravam roubadas de bola para acionar seus pontas, Gabriel Martinelli e Saka, contra a linha alta da defesa dos Reds. Além disso, os donos da casa passaram a controlar a posse de bola e a ditar ritmo do jogo a partir do meio da primeira etapa.
A melhora do Arsenal rendeu boas jogadas, mas sem grandes intervenções de Alisson. Aos 14 minutos, Martinelli se livrou da marcação de Alexander-Arnold, cruzou rente à linha de fundo para Robertson salvar. Já aos 29, Alisson precisou abandonar o gol para cortar uma arrancada pela esquerda de Gabriel Martinelli.
Impedido!
Após primeiro tempo complicado, o Liverpool voltou ligado e quase abriu o placar no primeiro minuto da segunda etapa. Henderson lançou Mané em profundidade, que recebeu de costas e finalizou dentro da área e fez o gol. A arbitragem, porém, apontou impedimento do senegalês.
Alisson salva!
O Arsenal respondeu minutos depois e só não abriu o placar por causa da mão salvadora de Alisson. Thiago recuou mal, Van Dijk perdeu o lance por estar reclamando com o bandeirinha e Lacazzette acionou Odegaard, que chutou para o gol. Alisson se jogou no lance e evitou o tento do Arsenal.
Jota abre o placar
Thiago, porém, se redimiu no lance seguinte e deu assistência para Diogo Jota abrir o placar para o Liverpool aos nove minutos do segundo tempo. O meio-campista acionou o atacante pela esquerda, que invadiu a área e finalizou cruzado.
Firmino amplia!
Roberto Firmino precisou de seis minutos em campo para deixar o seu gol no jogo. O brasileiro entrou aos 10 minutos do segundo tempo e, aos 16, recebeu cruzamento de Robertson pela esquerda na pequena área e empurrou a bola para o fundo do gol.
Martinelli enlouquece torcida
Convocado para a seleção brasileira, Gabriel Martinelli empolgou os torcedores presentes no Emirates Stadium. Livre pela esquerda, o brasileiro foi bastante acionado durante toda a partida e chamou a atenção pelo repertório de dribles e duelos vencidos contra o experiente Alexander-Arnold.
E o brasileiro quase deixou o seu. Aos 43 minutos da segunda etapa, ele recebeu livre pela esquerda, ajeitou o corpo e finalizou cruzado. A bola passou rente à trave esquerda de Alisson.
Salah começa no banco
Dias após ser especulado no Barcelona, Mohamed Salah iniciou o jogo de hoje no banco de reservas. Vaga o lugar do egípcio, o técnico Jurgen Klopp escolheu Luis Díaz, que pouco participou da partida na primeira etapa. Salah entrou aos 11 minutos da segunda etapa, no lugar de Diogo Jota, e teve atuação discreta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.