Decisões dos Estaduais terão 15 desfalques por seleções; veja prejudicados
Atlético-MG e Palmeiras serão os principais prejudicados na reta final dos campeonatos estaduais em decorrência da última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, no fim de março. Juntos, os dois clubes podem ficar sem até nove jogadores de fases decisivas do Mineiro e Paulista, sendo responsáveis por, no mínimo, metade dos convocados que atuam no futebol nacional.
O Atlético-MG pode ficar sem até cinco jogadores para os dois jogos da semifinal do Campeonato Mineiro: o lateral esquerdo Guilherme Arana (Brasil), os zagueiros Diego Godín (Uruguai) e Junior Alonso (Paraguai) e os atacantes Eduardo Vargas (Chile) e Jefferson Savarino (Venezuela). Godín e Savarino ainda não são desfalques certos: o primeiro foi incluído em uma pré-lista, enquanto o segundo ainda aguarda a convocatória oficial da seleção venezuelana.
Já o Palmeiras perderá quatro jogadores das quartas de final do Campeonato Paulista e, também, para eventuais presenças nas semis e na ida da decisão: o goleiro Weverton (Brasil), os zagueiros Gustavo Gómez (Paraguai) e Benjamín Kuscevic (Chile) e o lateral esquerdo Joaquín Piquerez (Uruguai).
No total, 15 jogadores que atuam no futebol brasileiro já tiveram seus nomes incluídos em listas definitivas ou pré em seus respectivos países. Esta relação, porém, pode aumentar para até 18, já que Equador, Colômbia e Venezuela ainda não divulgaram suas listas.
Calendário apertado
As duas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas estão marcadas para ocorrer entre os dias 24 e 29 de março e vão decidir as últimas vagas do subcontinente para a Copa do Mundo no Qatar. Apenas Brasil e Argentina já estão classificados, restando mais duas classificações diretas e uma para a repescagem. Na mesma janela de datas, porém, estão marcadas fases decisivas dos principais estaduais brasileiros.
O Campeonato Paulista terá a realização das quartas e das semifinais (ambas em jogo único), mas até o jogo de ida da decisão (a princípio em 30 de março) pode ser prejudicado. Já no Mineiro os convocados perderiam os dois confrontos de semifinal, marcados para os dias 23 e 27. No Gaúcho, os convocados perderão a segunda partida da semifinal (dia 23) e, eventualmente, a ida da decisão (que também pode ser agendada para os dias 26 ou 30).
No Rio de Janeiro, apenas os duelos semifinais entre Botafogo e Fluminense, em 21 e 27 de março, sofrerão interferência da data Fifa - Flamengo e Vasco, que têm convocados, decidem a outra vaga na decisão antes, nos dias 16 e 20, e não sofrerão interferência. A ida da decisão, porém, ainda não teve a data anunciada, mas pode ocorrer no dia 30.
Veja quem pode ficar sem jogadores importantes na reta final dos estaduais:
Atlético-MG: 5 jogadores
O Atlético-MG tem, por ora, dois desfalques já confirmados para as semifinais do Mineiro: o lateral esquerdo Guilherme Arana (Brasil) e o atacante Eduardo Vargas (Chile). No entanto, o zagueiro Diego Godín está na pré-lista do Uruguai e o atacante Jefferson Savarino vive a expectativa de integrar a seleção da Venezuela. Junior Alonso ainda nem teve seu nome regularizado para reestrear, após retornar por empréstimo do russo Krasnodar, mas também estará a serviço do Paraguai nas Eliminatórias.
Palmeiras: 4 jogadores
Dono da melhor campanha do Campeonato Paulista, o Palmeiras tem praticamente certas quatro baixas - todas elas no setor defensivo: o goleiro Weverton (Brasil), os zagueiros Gustavo Gómez (Paraguai) e Benjamín Kuscevic (Chile) e o lateral esquerdo Joaquín Piquerez (Uruguai). Desta, apenas a seleção uruguaia não anunciou a relação definitiva de convocados, mas Piquerez foi incluído em uma pré-lista do treinador Diego Alonso e é nome frequente no time celeste.
Flamengo: 2 jogadores
A princípio, as convocações sul-americanas só causarão impacto no Flamengo em caso de classificação para a final - e caso o jogo de ida da decisão seja marcado para o dia 30 de março. Caso contrário, as convocações de Mauricio Isla (Chile) e Giorgian de Arrascaeta (Uruguai) não desfalcarão a equipe, que joga as semis contra o Vasco nos dias 16 e 20.
Grêmio: 2 jogadores
A equipe tricolor gaúcha já tem uma baixa certa para o segundo jogo do clássico-Gre-Nal da semifinal do Gaúcho: o meio-campista Mathías Villasanti, chamado pela seleção do Paraguai. Os gremistas ainda aguardam a situação do meia Jaminton Campaz, que pode integrar a seleção colombiana - que ainda não divulgou a lista de convocados.
Inter: 1 jogador
Do outro lado do Gre-Nal, o Inter espera para saber se o zagueiro Bruno Méndez será convocado em definitivo pela seleção do Uruguai - ele faz parte de uma pré-lista divulgada pelo treinador Diego Alonso.
Botafogo: 1 jogador
O goleiro Gatito Fernández perderá os dois jogos da semifinal do Campeonato Carioca diante do Fluminense.
Vasco: 1 jogador
Como as semifinais contra o Flamengo foram marcadas para os dias 16 e 20 de março, a convocação do meio-campista Mathías Galarza para a seleção do Paraguai só poderão resultar em desfalque para o time cruz-maltino em caso de classificação para a final (que ainda não tem data definida, mas a ida pode ocorrer em 30 de março).
São Paulo: 1 jogador
O Equador ainda não oficializou a lista de convocados, mas deve chamar o zagueiro Robert Arboleda para as duas partidas que deverão sacramentar a classificação do país para a Copa. Desta forma, o defensor ficaria fora das quartas de final do Campeonato Paulista e de eventuais classificações para semifinais e final (apenas no jogo de ida).
Corinthians: 1 jogador
O volante Víctor Cantillo foi convocado de última hora na última data Fifa para integrar a seleção da Colômbia, e pode ser chamado novamente pelo técnico Reinaldo Rueda para as Eliminatórias. Se isso ocorrer, poderiam ser até 3 partidas de desfalque: quartas de final, semifinal e ida da final.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.