Topo

OPINIÃO

Colunistas opinam: era Messi e Cristiano Ronaldo chegou ao fim?

Será que Messi e Cristiano Ronaldo ainda podem surpreender? - Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images
Será que Messi e Cristiano Ronaldo ainda podem surpreender? Imagem: Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

16/03/2022 11h44

Depois de Messi e PSG serem eliminados da Liga dos Campeões, ontem (15) foi a vez de Cristiano Ronaldo e o Manchester United darem adeus à edição de 2021/22 da principal competição europeia. Os craques argentino e português tiveram atuações apagadas nos jogos decisivos e não conseguiram evitar as eliminações contra Real Madrid e Atlético de MadriTemos mais uma Champions sem Messi e CR7 nas quartas, respectivamente.

Com a derrota do Manchester United para o Atlético de Madri, temos, como na última edição, outra disputa das quartas de final sem a presença dos seus dois maiores artilheiros.

Diante deste cenário, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: Era Messi e CR7 chegou ao fim, ou eles ainda podem surpreender? Confira as respostas:

Eles continuam sendo jogadores fenomenais, mas ambos na fase descendente da carreira. Podem ter momentos de brilhantismo (vide hat-trick de CR7 em partida importante), mas dificilmente conseguirão carregar times inteiros nas costas. Torcerei para vê-los ambos na Copa, uma última vez.
ALICIA KLEIN

Estão vivendo o ocaso da carreira, como aconteceu com outros gênios do esporte. Creio que ainda podem conseguir feitos esporádicos, que se somarão aos recordes e conquistas do auge de ambos. Talvez Messi na Copa do Mundo, quem sabe? Mas é um processo natural e que eles adiaram ao máximo, com talento e profissionalismo.
ANDRÉ ROCHA

Os dois devem disputar a sua última Copa (se Portugal avançar) e aí iniciarão os movimentos de aposentadoria. Ainda veremos momentos mágicos dos dois em situações específicas, mas não mais com a regularidade que nos acostumamos.
DANILO LAVIERI

Já dizia mestre Armando Nogueira, Deus castiga quem os craques fustiga.
JUCA KFOURI

A Copa pode ser palco das "last dances" de ambos que protagonizaram as grandes disputas de clubes nos últimos 12/15 anos. Messi estará no Catar; CR7 ainda precisa ajudar Portugal a se classificar. Nos clubes, de fato, vivem o ocaso de uma era de ouro.
MARÍLIA RUIZ

Messi ainda pode fazer uma grande Copa pela Argentina, mas, cada vez mais será um jogador do nosso planeta. Não mais um alienígena. Cristiano Ronaldo, não. Portugal talvez não se classifique e, se classificar, não tem time para brilhar.
MENON

Eles não têm mais físico para bater de frente com Mbappé. Porém, como são gênios, ainda devem fazer algumas partidas impressionantes vez ou outra. Mas é óbvio que, infelizmente, estamos acompanhando as retas finais de duas das maiores carreiras da história da bola.
MILTON NEVES

A era de domínio de CR7 e Messi acabou. Mas esses dois só vão me surpreender se um dia deixarem de ser muito acima da média.
PERRONE

Aquela era de Messi e Cristiano Ronaldo como os grandes protagonistas do futebol mundial, acumulando títulos, batendo recordes e conquistando os prêmios individuais, já chegou ao fim. Mas é claro que isso não significa que os dois viraram jogadores comuns. Eles ainda terão seus momentos de brilho (grandes gols e atuações épicas), mas esses serão cada vez mais espaçados.
RAFAEL REIS

Por causa da idade, nenhum dos dois me parece mais ser capaz de levar um time nas costas. Mas em equipes fortes e bem armadas, ainda têm condições de brilhar numa ou noutra partida - vide o recente hat-trick de Cristiano Ronaldo. À época de ouro da dupla, porém, já passou.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Cristiano Ronaldo tem 37 anos já. Dificilmente voltará a ser protagonista. Mas ainda pode jogar mais um ou dois anos sem fazer feio. Já Messi, com 33 anos, ainda pode jogar mais do que nessa temporada ruim que teve no PSG. Mas não dá para esperar mais dos dois aquele futebol espetacular. E está tudo bem assim.
RODOLFO RODRIGUES