Topo

Dúvidas e momento de crise fream interesse europeu por Endrick, diz jornal

Endrick, um dos nomes da Copinha 2022 e joia do Palmeiras, na final contra o Santos - Marcello Zambrana/AGIF
Endrick, um dos nomes da Copinha 2022 e joia do Palmeiras, na final contra o Santos Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 15h25

Após ter encantado o futebol nacional e internacional na campanha do título palmeirense da Copinha, Endrick despertou a atenção de grandes clubes europeus. No entanto, a atual situação dos maiores interessados na Europa acabou freando as conversas por uma futura transferência quando o jovem atingir a maioridade.

Principal candidato, o Real Madrid não vê atualmente a contratação de Endrick como uma prioridade, de acordo com o 'Marca'. Isso porque os planos da equipe estão centrados em Mbappé e Haaland e o clube está focado esportivamente na classificação às quartas de final da Liga dos Campeões.

Além disso, os Merengues, apesar de valorizarem o potencial do jovem atacante, estão em dúvida sobre o valor que será necessário para a contratação. O Real estima que uma eventual negociação pela joia palmeirense giraria em torno de R$ 250 milhões, valor próximo ao desembolsado por Rodrygo e Vini Jr.

Apesar de a equipe do Santiago Bernabéu estar à frente, conforme o jornal espanhol, outros clubes também monitoram o jogador. É o caso do rival Barcelona, por exemplo.

O jovem atacante já acompanhou uma partida do clube catalão pela Liga Europa quando esteve viajando de férias na Europa e também falou que, caso venha a sair do Palmeiras, o "Barça pode ser uma opção". Só que o clube não vive uma boa condição financeira para investir pesado na contratação de Endrick.

Fora da Espanha, o melhor jogador da Copinha de 2022 também desperta o interesse do Chelsea e do Paris Saint-Germain, de acordo com o jornal espanhol. Entretanto, a atual situação de ambas as equipes as deixam para trás nessa corrida.

Devido ao congelamento das contas por causa das sanções ao russo Abramovich, os Blues não podem fazer muito no momento para se movimentar por Endrick. No caso do time de Paris, o clube vive momentos de incerteza pela eliminação na Liga dos Campeões e seu diretor de futebol, o brasileiro Leonardo, está em xeque no cargo.

Aos 15 anos, Endrick só poderá assinar um contrato profissional com o Palmeiras em 21 de julho, quando completará 16. Como a Fifa determina que clubes estrangeiros não podem contratar jogadores menores de 18 anos, as equipes europeias só poderão assinar com ele no segundo semestre de 2024.