Flu luta por fase de grupos da Libertadores e fim do 'climão' com torcida
O Fluminense encara o Olimpia, hoje (16), de olho na clarificação à fase de grupos da Copa Libertadores e buscando amenizar o clima criado entre clube e torcida após o anúncio do acordo para a venda dos direitos econômicos do atacante Luiz Henrique. O duelo contra os paraguaios, ocorre no Defensores del Chaco, às 21h30 (de Brasília).
O time do técnico Abel Braga venceu o primeiro confronto no Nilton Santos por 3 a 1, e chega à capital a Assunção (PAR) com vantagem. Vale lembrar, porém, que não há gol fora de casa como critério de desempate.
A classificação pode mudar um pouco o cenário nas Laranjeiras, que até então vinha sendo de lua de mel. Com um bom início de temporada, e uma sequência de vitórias, havia uma sinergia entre campo e arquibancada. O vazamento do acordo entre o Tricolor e o Betis, da Espanha, porém, gerou insatisfação na torcida e mudou a conjuntura positiva que se desenhava até então.
Os tricolores consideraram os valores pela joia de 21 anos baixos, e fizeram duras críticas ao presidente Mario Bittencourt. Entre quantias fixas e bônus, o clube espanhol vai desembolsar 13 milhões de euros (cerca de R$ 73,6 milhões) pelos direitos de Luiz Henrique.
" O fato de estarmos fazendo um excelente início de temporada, termos conseguido montar um bom time para esse ano, não significa que não sigamos em reconstrução financeira e reconstrução do clube como um todo. Nesses quase três anos o clube precisa passar por um momento de reconstrução, com medidas impopulares, para que possa seguir em frente em razão de tudo que encontramos quando chegamos e que interfere no nosso dia a dia. Além disso, temos o seguinte cenário no início de ano: depois da saída da empresa de televisão que patrocinava o Campeonato Carioca em 2020, nós ainda tivemos uma receita em 2021 pela rescisão do contrato, mas em 2022 essa receita zerou. Então, nos primeiros quatro meses do ano, a gente não tem receita nenhuma de televisão. E as receitas do Campeonato Brasileiro só se iniciam em maio", explicou o mandatário.
Alheio à negociação, Luiz Henrique acelera o tratamento para estar em campo, e iniciar o processo de despedida das Laranjeiras. Autor de um golaço na vitória da última quarta-feira (9), o jogador deixou o gramado do Nilton Santos com trauma no tornozelo direito em decorrência de uma falta dura. O tento, inclusive, foi eleito o mais bonito da semana pela Conmebol.
Vantagem "rechaçada"
Apesar do placar favorável no primeiro duelo, o técnico Abel Braga indicou não querer o time jogando com o "regulamento debaixo do braço". Após o triunfo no Rio de Janeiro, por 3 a 1, o treinador afirmou que não dá para o Tricolor querer administrar a vantagem, que isso "seria uma grande bobagem".
"Analisamos os jogos das primeiras fases da Libertadores. Não tínhamos visto essa equipe dessa maneira. Jogaram muitíssimo bem. Então, não dá para ir para lá administrando vantagem. Isto é uma grande bobagem. Tem que procurar atacar. Tem que ser agressivo como eles são, porque isto é uma competição totalmente atípica do que estamos acostumados a viver e ver. Somente com muita pegada e vantagem vamos superar", disse o treinador, na semana passada.
Faz o L!
Autor de dois gols no jogo de ida, o argentino Germán Cano é um dos artilheiros da atual edição da Libertadores. O camisa 14 tem três na competição até aqui, e é uma das esperanças da torcida.
Ídolo do Fluminense, Fred está em fase de transição após lesão na coxa direita. Ele sentiu o problema na estreia no torneio continental, contra o Millonarios, da Colômbia, e vem se recuperando desde então.
FICHA TÉCNICA:
OLIMPIA-PAR x FLUMINENSE
Competição: Copa Libertadores, terceira fase preliminar
Local: Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
Dia: 16 de março de 2022, quarta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Cristian Schimann (Chile) e Claudio Rios (Chile)
OLIMPIA: Olveira; Otalvaro, Salcedo, Alcaraz, Gamarra; Silva, Ortiz, Gomez (Quintana), Cardozo; Derlis González, Paiva. Técnico: Júlio Cáceres
FLUMINENSE: Fábio; Nino, Felipe Melo e David Braz; Calegari, André, Yago Felipe e Cristiano; Luiz Henrique, Willian e Cano. Técnico: Abel Braga
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.