Topo

Corinthians

Ajuda após cirurgia e amizade: como o Corinthians fechou com Júnior Moraes

Júnior Moraes comemora gol marcado para o Shakhtar Donetsk - JEFF PACHOUD / AFP
Júnior Moraes comemora gol marcado para o Shakhtar Donetsk Imagem: JEFF PACHOUD / AFP

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 04h00

O Corinthians anuncia ao longo do dia de hoje (16) a contratação de Júnior Moraes como o primeiro reforço da era Vítor Pereira no clube do Parque São Jorge. O centroavante chega sem custos ao Timão e, embora seja encarado como uma oportunidade de mercado após a suspensão de seu contrato com o Shakhtar Donetsk, é um nome que conta com o respaldo da comissão técnica e detém status de possível titular para a sequência da temporada.

Ao contrário de outras negociações do clube em meses passados, as conversas com Júnior Moraes foram rápidas e pouco burocráticas. Isto porque, o atacante passou pelo CT Joaquim Grava no ano passado quando utilizou a estrutura do Corinthians para se recuperar de uma cirurgia de reconstrução do ligamento no joelho direito. No período, fez amizade com a diretoria, membros do staff do clube e também com atletas do elenco.

Responsável por intermediar as negociações, o empresário Rafael Brandino possui boa relação com a cúpula corintiana. Afinal, o agente foi responsável por costurar a venda do lateral Carlos Augusto ao Monza, da Itália, no segundo semestre de 2020 por 4 milhões de euros (R$ 25,7 milhões na cotação da época), e está acostumado a lidar com o presidente Duilio Monteiro Alves.

Quando a Fifa optou em suspender os contratos dos clubes russos e ucranianos por conta da guerra entre os dois países, o Corinthians enxergou a possibilidade de contratar um centroavante sem a necessidade de compra e conversou com Brandino. O agente agiu rápido para acertar a documentação e selar a transferência, visto que Moraes despertava o interesse de clubes europeus e também de outras equipes brasileiras, mas deu prioridade ao Timão pela projeção que teria nesta temporada.

O técnico Vítor Pereira foi consultado e se empolgou com a possibilidade de contar com um segundo centroavante no elenco, visto que atualmente o Corinthians apenas conta com o experiente Jô na posição e vem atuando com Roger Guedes como referência do ataque. O português deu o aval para a diretoria fechar a contratação e vê em Júnior Moraes a possibilidade de melhorar o jogo coletivo da equipe e utilizar novos esquemas táticos.

O jogador poderá ser inscrito para a fase mata-mata do Campeonato Paulista e, como vinha jogando na Ucrânia e depois mantendo a rotina de treinos em Santos, não deve precisar de um longo período de preparação para estrear com a camisa do Timão.

Corinthians