O técnico Abel Ferreira recebe críticas desde que chegou ao Palmeiras por diferentes motivos, mas nos últimos dias houve até questões pessoais colocadas, o que rendeu a demissão do jornalista Paulo Roberto Martins, o Morsa. Com dois títulos da Libertadores e agradando aos torcedores palmeirenses, o que leva o português a ser tão criticado?
No UOL News Esporte, José Trajano repudia as declarações de Morsa a respeito do treinador, mas afirma que muitas das críticas que ele recebe estão ligadas à forma de jogar e também ao pós-jogo, com as declarações dadas por Abel nas entrevistas coletivas.
"Primeiro eu acho que a acusação que ele sofreu por parte do jornalista, o Morsa, eu acho que foi muito cruel, absurda e desonesta. Quero registrar o meu protesto e ser solidário ao Abel. Quem gosta de futebol, aprecia o futebol, gosta de ver jogo mais movimentado, o time mais no ataque, muitos gols e o Abel arma bem, é um estudioso e às vezes a torcida fica muito chateada, os apreciadores do futebol com aquela coisa de um time fechado e no contra-ataque", diz Trajano.
"Mas eu acho que pega mesmo no Abel, talvez uma certa implicância é o pós-jogo, não é nem o jogo. Se botar em uma balança o jogo e o pós-jogo, o que pega mais em relação ao Abel é o pós-jogo, são as declarações dele, as entrevistas dele. Concordo com algumas coisas que diz, outras eu acho meio prepotentes e arrogantes, o jeito que ele coloca. Ele é um sujeito inteligente, preparado, mas ele é muito arrogante às vezes nas entrevistas e isso aí pesa", completa.
Tironi aponta que o português tem um comportamento reprovável à beira do campo, apesar de considerar que é um bom treinador, apontando também que ele passa um certo eurocentrismo de forma que incomoda muitas vezes a imprensa.
"As entrevistas dele são às vezes nessa linha de uma certa arrogância. Eu tomo muito cuidado para falar que é um eurocentrismo, mas às vezes me dá essa sensação porque ele sempre fala 'aqui no Brasil as estradas são ruins, aqui no Brasil'. Não que ele não tenha razão, mas ele calca nessas coisas o tempo todo", diz Tironi.
"O que mais me incomoda no Abel é o comportamento dele na beira do campo, porque aí ele é igual aos nossos piores treinadores que fazem isso, Mano Menezes e essa turma aí. Ele é mal educado, ele toma cartão toda hora, ele reclama de tudo, ele é chato pra caramba na beira do campo, acho ele insuportável na beira do campo, mas como treinador eu acho ele excelente e nas entrevistas às vezes ele passa um pouco do tom. Mas eu acho, e aí faço uma mea-culpa à nossa categoria, nós jornalistas, a gente não gosta muito de quem de alguma forma, conversa com a gente de uma maneira olho no olho, ainda mais no futebol", completa.
Por fim, Trajano aponta que o ar arrogante e proponente em entrevistas é um ponto negativo do treinador, mas que ele não é o único criticado, o que Tironi concorda e cita treinadores que passaram recentemente pelo Flamengo.
"Ele é arrogante, é prepotente e se acha muito, e tem um comportamento muito ruim na beira do campo, mas é um técnico competente e estudioso, por isso está ganhando tudo que se mete, ou praticamente tudo, e merece os parabéns como treinador e merece críticas como todo mundo. Tem muita gente que a gente endeusa por um lado e critica por outro, como também fazem isso em relação à gente", diz Trajano.
"Também ficou uma impressão que só o Abel é criticado, o que o Renato Gaúcho foi massacrado no ano passado no Flamengo, o que o Rogério Ceni enquanto passou pelo Flamengo foi massacrado, isso porque foi campeão, e aí a gente pode falar 200 caras, o Tite na seleção, o que é criticado. Então falar que o Abel é muito criticado, não, ele também é criticado, como todo mundo é", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.