Em grande fase, defesa do Palmeiras e ataque do Corinthians medem forças
O clássico desta quinta-feira (17), às 20h30 (de Brasília), coloca frente a frente rivais com características opostas. Consolidado como força do futebol brasileiro há quatro temporadas, o Palmeiras chega para o Dérbi com apenas um gol sofrido em dez partidas pelo Campeonato Paulista. Desafiante no Allianz Parque, o Corinthians aposta em seu poderio ofensivo para vencer o primeiro clássico no ano e se firmar como candidato ao título estadual.
No atual formato de disputa, com quatro grupos de quatro times, o Alviverde é o clube que menos sofreu gols em uma edição. Em 2019, levou apenas seis em 16 partidas — uma a mais que em 2020. Agora, o elenco treinado por Abel Ferreira, tenta quebrar seu próprio recorde e entrar na fase decisiva do Paulistão amparado pela sua solidez defensiva.
- Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Domitila Becker:
Do outro lado do campo, Corinthians com o elenco estrelado e com alto poderio ofensivo, porém ainda em estágio inicial de construção de um jogo ofensivo, pautado na proposição e na ocupação do campo de defesa do adversário após a chegada do também português Vítor Pereira. O Dérbi será marcado pelo encontro da melhor defesa do Paulistão contra o segundo melhor ataque.
O sistema ofensivo do alvinegro será um teste de respeito para a defesa alviverde. O Timão terá Willian, Róger Guedes, Renato Augusto e Paulinho entre os titulares, que contam com o apoio de nomes como Gustavo Mosquito, Fagner e Victor Cantillo na construção das jogadas ofensivas. No último sábado (12), diante da Ponte Preta, a equipe não tomou conhecimento do adversário e goleou por 5 a 0.
Por outro lado, o Palmeiras está mais do que acostumado aos grandes jogos sob o comando de Abel Ferreira e enfrentou e venceu os principais ataques do futebol sul-americano nos dois últimos anos. Pautado na qualidade de peças como Gustavo Gómez, Danilo e Piquerez, além da organização tática, entrega coletiva e compactação das linhas, o Verdão apenas sofreu um gol no estadual, diante do São Bernardo. No restante, contando os rivais Santos e São Paulo, se impôs e venceu sem ser vazado.
De acordo com levantamento do Departamento de História do Alviverde, a menor média de gols sofridos do Paulista também é do Palmeiras e aconteceu em 1989. No ano em que parou na segunda fase do torneio, o Verdão levou nove gols em 25 jogos (0,35/ jogo).
Se bater o recorde absoluto de gols estabelecido em 2019, for à final e terminar o torneio com menos de seis gols contra na tabela, o clube também quebra essa segunda marca.
Como não poderia ser diferente em um confronto marcado por esta rivalidade centenária, Palmeiras e Corinthians escrevem hoje novo capítulo da história do Dérbi se apoiando no que cada um tem de melhor. Presságio de um bom jogo no Allianz Parque.
FICHA TÉCNICA:
Motivo: Campeonato Paulista, 6ª rodada
Data e hora: 17 de março de 2022, às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira
VAR: Jose Claudio Rocha Filho
PALMEIRAS: Wevertonl Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Wesley (Scarpa). Técnico: Abel Ferreira
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz (Cantillo), Paulinho e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Willian e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.