Topo

OPINIÃO

Menon: 'Diego Costa, Pablo Maia e Jandrei são grandes méritos de Ceni'

Do UOL, em São Paulo

17/03/2022 04h00

Após um início de temporada de muitas oscilações, o São Paulo vive um momento de regularidade em 2022. Classificado para a terceira fase da Copa do Brasil após vencer o Manaus por 2 a 0, nesta quarta-feira (16), no Morumbi, o Tricolor apresenta uma evolução em suas últimas partidas, e algumas das explicações para este crescimento estão nas escolhas feitas pelo técnico Rogério Ceni.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini apontaram algumas das mudanças feitas pelo treinador que deram certo.

"O Rogério tem grande mérito em algumas coisas. O Diego Costa estava por baixo e ele lhe deu chance. O cara jogou muito bem e é titular absoluto. Foi uma grande conquista do Rogério a recuperação do Diego Costa. A segunda é Pablo Maia. Trouxe o garoto, que nem era muito citado quando começou a Copinha, mas agora é titular absoluto", avaliou Menon.

Perecini explicou que Ceni também alterou o esquema tático da equipe ao longo do ano. "Ele mudou a formação, não apenas jogadores. O São Paulo começa os primeiros jogos do ano em um 4-3-3. É nessa formação que o time leva quatro gols do Red Bull Bragantino [derrota por 4 a 3]. Pouco depois, o São Paulo passa a atuar no 4-4-2", analisou.

Menon também destacou a definição segura de um goleiro titular. "Outro grande mérito do Rogério foi a fixação do Jandrei, após uma série de trocas. Não acho que ele seja de outro patamar em relação ao Volpi. São goleiros do mesmo nível, mas o Jandrei não tem errado. O Rogério teve o discernimento de mexer em uma posição em que pouca gente mexe", frisou o colunista do UOL.

Na visão de Perecini, duas escolhas de Ceni foram fundamentais para a evolução do São Paulo. "O combo Pablo Maia, com o avanço do Nestor. Pablo Maia entrou muito bem, não está oscilando, está conseguindo se manter bem fisicamente e tomou conta da parte defensiva do meio-campo, além de distribuir bem o jogo e ter uma boa leitura. O Nestor, adiantado, tem a liberdade de um camisa dez, fazendo diversas vezes a infiltração pela linha de fundo. O São Paulo tem uma profundidade sem a necessidade de rifar a bola para a área. São aspectos muito importantes e que formam a base do trabalho do Rogério", ressaltou.

Como não houve apenas apostas certeiras, Menon disse quais escolhas de Ceni não tiveram o resultado esperado. "Ele teve problemas com o pessoal que chegou. Patrick teve covid-19 e o Nikão não está muito acostumado à pré-temporada nessa época. Esses dois jogadores, que foram contratações badaladas, ainda não tiveram oportunidade de se firmar. Não mostraram o que se esperava deles", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no sábado (19), logo após a partida contra o Botafogo-RP pelo Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.