Topo

Liga Europa - 2021/2022

Pedri faz golaço, Barça vence Galatasaray e vai às quartas da Liga Europa

Pedri comemora gol marcado pelo Barcelona sobre o Galatasaray na Liga Europa 2021-22 - REUTERS/Murad Sezer
Pedri comemora gol marcado pelo Barcelona sobre o Galatasaray na Liga Europa 2021-22 Imagem: REUTERS/Murad Sezer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/03/2022 16h39

O Barcelona venceu o Galatasaray, hoje (17), por 2 a 1, e garantiu sua classificação para as quartas de final da Liga Europa. Os gols da partida foram marcados por Marcão, para os leões, e Pedri e Aubameyang para os catalães.

Em partida muito movimentada, o Barça conseguiu se sobressair. Aos 27 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Marcão abriu o placar para a equipe turca, mas pouco depois, aos 36, Pedri deixou tudo igual em Istambul. Na segunda etapa, logo aos 3 minutos, Aubameyang virou para o Barcelona.

O resultado do confronto aumenta a sequência invicta do Barcelona: são 11 jogos sem perder, sendo oito vitórias e três empates. Já o Galatasaray volta suas forças para o Campeonato Turco, em que está apenas na 11ª colocação - longe da zona de classificação para as competições europeias.

O Barça volta a campo neste domingo (20), às 17h (de Brasília), para enfrentar o Real Madrid, fora de casa, pela 29ª rodada da La Liga. Já o Galatasaray encara o Gaziantep, também no domingo, às 10h (de Brasília), pelo Campeonato Turco.

Início movimentado

Com o confronto em aberto - já que a partida de ida terminou em 0 a 0 -, as duas equipes começaram o jogo buscando o ataque. Antes mesmo dos 10 minutos, tanto o Galatasaray como o Barcelona tiveram chances claras de abrir o placar, mas desperdiçaram.

Gol brasileiro

O jogo seguiu muito disputado com os dois times buscando o gol. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Marcão deu um mergulho certeiro no canto direito de Ter Stegen e abriu o placar. O brasileiro se empolgou na comemoração e acabou quebrando a bandeira de escanteio. Com isso, o árbitro da partida amarelou o camisa 45.

Tudo igual

O Barça reagiu e conseguiu empatar a partida com um golaço de Pedri. Ele recebeu belo passe de Ferrán Torres dentro da área, deixou dois marcadores no chão e finalizou sem chance para o goleiro Iñaki Peña. Tudo igual em Istambul!

Caldeirão!

A torcida do Galatasaray lotou o estádio e fez um barulho ensurdecedor durante toda a partida. Jogando junto com o time da casa, transformaram o NEF Stadyumu num caldeirão.

Torcedores do Galatasaray no NEF Stadyumu - KEMAL ASLAN / AFP - KEMAL ASLAN / AFP
Torcedores do Galatasaray no NEF Stadyumu
Imagem: KEMAL ASLAN / AFP


Virada catalã

Sem nem dar tempo para as equipes voltarem para o jogo, o Barça virou o placar. Logos aos três minutos da segunda etapa, Busquets bateu de fora da área, mas Peña defendeu, na sobra, Pedri finalizou e viu o goleiro salvar novamente. De Jong ficou com o rebote e escorou para Aubameyang balançar as redes. Auba é o maior artilheiro africano da Liga Europa!

Assim não, Akturkoglu!

O Galatasaray perdeu uma chance clara de igualar o placar. Akturkoglu recebeu um bom lançamento e avançou até chegar na área. Em boa posição para chutar para o gol, o camisa 7 preferiu cruzar, mas a bola não chegou para ninguém para completar.

Confusão

Na reta final do jogo, Jordi Alba foi cobrar um arremesso de lateral, mas os torcedores do Galatasaray estavam arremessando objetos no campo. Com a demora, alguns jogadores da equipe turca foram cobrar o camisa 18 catalão e o jogo foi paralisado. Após isso, Alba deu um chutão na bola e recebeu o cartão amarelo.

Cronologia

Aos 27 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Marcão abriu o placar para a equipe turca, mas pouco depois, aos 36, Pedri deixou tudo igual em Istambul. Na segunda etapa, logo aos 3 minutos, Aubameyang virou para o Barcelona.

FICHA TÉCNICA: GALATASARAY 1x2 BARCELONA

Motivo: Oitavas de final da Liga Europa
Local: NEF Stadyumu, em Istambul (Turquia)
Data e horário: 17 de março de 2022, às 14h45 (de Brasília)
Gols: Marcão (27' 1ºT - GAL), Pedri (36' 1ºT - BAR), Aubameyang (03' 2ºT - BAR)
Cartões amarelos: Busquets (BAR), Marcão (GAL), Eric García (BAR), Van Aanholt (GAL), Pedri (BAR), Alba (BAR), Bayram (GAL)

GALATASARAY: Iñaki Peña; Boey, Nelsson, Marcão e Van Aanholt (Bayram); Kutlu, Antalyali e Cicaldau (Morutan); Babel (Dervisoglu), Gomis (Mostafa) e Akturkoglu. Técnico: Domènec Torrent

BARCELONA: Ter Stegen; Dest (Araújo), Eric García, Piqué (Lenglet) e Alba; Frenkie De Jong (Gavi), Busquets e Pedri; Adama Traoré (Dembélé), Aubameyang (Depay) e Ferran Torres. Técnico: Xavi