Topo

Chelsea

OPINIÃO

Oliveira: 'Chelsea não deve desistir de Lukaku, mas campo diz o contrário'

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/03/2022 04h00

Na tarde da última quarta-feira (16), o Chelsea venceu o Lille, na França, por 2 a 1, e avançou para as quartas de final da Champions League 2021/22. Os gols do time londrino foram anotados por Pulisic e Azpilicueta. Na ida, os Blues já haviam vencido o adversário por 2 a 0.

Na Live Fim de Papo especial, transmitida pelo UOL Esporte após o término da partida, os jornalistas Victor Canedo, Rafael Oliveira e Júlio Gomes analisaram a situação de Lukaku. Depois de se envolver em algumas polêmicas e ter uma sequência como titular, o belga começou a partida na França no banco de reservas por opção do técnico Thomas Tuchel.

"Me parece que no Mundial de Clubes, o Thomas Tuchel quis dar a confiança que o Lukaku estava precisando, mas não rolou. Desde então, fica meio claro que ele não é titular do Chelsea", afirmou Júlio Gomes.

"No momento, está claro que ele é reserva. É importante ressaltar o momento, até porque isso pode mudar e o Lukaku é um cara que tem capacidade para desequilibrar qualquer jogo. Agora, é muito curioso porque não é uma equação tão fácil assim. É fácil apontar o dedo porque tendemos a olhar e falar que ele foi contratado para a principal carência do Chelsea, que era, no time campeão europeu, não ter um goleador confiável, um camisa 9 de nível. Então, colocar o Lukaku ali é a cereja do bolo e o próprio Tuchel chegou a falar disso em uma entrevista exclusiva", disse Rafael Oliveira.

Em seguida, Rafael Oliveira afirmou que, apesar do encaixe não ter acontecido ainda, o Chelsea não deve desistir de Lukaku, ainda que o campo não mostre isso no momento.

"O encaixe não é tão fácil assim, não é simples você encaixar um jogador que vem de uma outra forma de jogar. Agora, é muito difícil a gente se acostumar com a ideia de que o Chelsea tem que se acostumar com o Lukaku no banco, porque um cara que foi contratado com esse status, com esse peso e qualidade, em tese se pensa que o técnico tem que dar um jeito em fazer ele jogar no time. Porém, apesar disso tudo, o campo diz o contrário. O Havertz cresceu depois que voltou a jogar mais na frente, e o Chelsea melhorou depois que o Lukaku perdeu espaço no time titular".

"Isso tudo não significa que não tem saída. É fato que não vimos o Lukaku minimamente próximo do nível que apresentou na Inter de Milão, que tinha um jeito de jogar diferente. A forma como ele tinha no Lautaro um cara que muitas vezes era quem brigava pela bola de costas fazendo a parede, a forma como o Conte iniciava as jogadas eram diferentes. O belga não recebia a bola isolado na frente. A dupla com o Lautaro e o jeito da Inter jogar faziam muito bem para ele e potencializavam ele. Como o Chelsea está funcionando jogando como está, não me parece um absurdo que o Lukaku fique no banco de reservas", afirmou o jornalista.

Chelsea