O São Paulo confirmou seu favoritismo e venceu o Manaus por 2 a 0, nesta quarta-feira (16), no Morumbi. A vitória, que classificou o Tricolor para a terceira fase da competição, veio sem sustos, o que permitiu ao time poupar energias para a reta final do Paulistão.
Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini destacaram a atuação segura da equipe, principalmente no primeiro tempo. O São Paulo encontrou alguma resistência diante da retranca armada pela equipe do Amazonas, mas os gols de Eder e Diego Costa deram a tranquilidade necessária para administrar o resultado.
"O segundo tempo foi um grande teste, só que o São Paulo estava mais preocupado em se poupar, em um calendário como o que o São Paulo tem e vai ter se chegar à final do Paulistão. Teve o luxo de matar o jogo contra um adversário bem mais fraco logo cedo e tirar o pé no segundo tempo, conseguindo dosar um pouco o ritmo e melhorar a parte física. O São Paulo ganhou sem esforço, com algumas boas ideias no primeiro tempo", analisou Perecini.
Para Menon, o gol marcado por Eder acabou com qualquer plano do Manaus de sonhar em protagonizar uma zebra no Morumbi. "O primeiro gol do São Paulo praticamente definiu o jogo. A decisão se confirmou minutos depois com o gol do Diego Costa. O Manaus veio para São Paulo para jogar fechado e tentar ganhar nos pênaltis, e aí não tinha mis o que fazer. Diante de um time melhor que fez um gol e logo em seguida outro, não teve o que fazer", disse o colunista do UOL.
Hazan destacou a estratégia de Ceni de saber dosar as energias do time, que está às vésperas de iniciar a fase mais aguda do Paulistão. "O Rogério escala o time sempre pensando no planejamento. No Paulista, já está definido: o São Paulo tem vaga garantida nas quartas de final contra o São Bernardo. Isso toca de pensar em se poupar por ter matado a partida muito rápido. Hoje, não houve respiro, mas havia uma diferença técnica muito grande entre São Paulo e Manaus", avaliou.
Perecini explicou algumas das experiências de Ceni na partida contra o Manaus. "A diferença técnica, somada a uma formação bem previsível do adversário, de ser bem defensivo, fizeram com que o Rogério mexesse bastante na escalação. O Igor Gomes, que é um jogador tático, não era tão necessário. Ele pôs dois laterais que evita colocar. Ambos são de maior construção e às vezes apoiaram ao mesmo tempo. Diego Costa e Leo são dois zagueiros que constroem bastante o jogo", observou.
Os testes de Ceni, para Perecini, foram bastante válidos. "Ele testou o Andrés Colorado no meio-campo com o Nestor um pouco mais avançado. Esses momentos iniciais do jogo contra o Manaus tiveram algumas coisas que não podemos pegar como parâmetro com outras partidas", concluiu.
Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no sábado (19), logo após a partida contra o Botafogo-RP pelo Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.