Topo

Gaúcho - 2022

Gre-Nal mantém 'conduta de exceção' na segurança após pedrada em ônibus

Villasanti foi atingido em pedrada a ônibus do Grêmio e clássico do dia 26 de fevereiro foi adiado - Lucas Uebel/Grêmio
Villasanti foi atingido em pedrada a ônibus do Grêmio e clássico do dia 26 de fevereiro foi adiado Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha e Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/03/2022 04h00

O Gre-Nal deste sábado (19) deve ser lembrado pelo que ocorrer dentro de campo, não fora dele. Este é o desejo dos órgãos de segurança que trabalham em operação que movimentará mais de 700 policiais para que os atos de violência que ocasionaram o adiamento do jogo marcado para o fim de fevereiro não se repitam.

A operação da partida do último do dia 9 — vitória do Internacional por 1 a 0 — foi considerada um sucesso. Não houve problema de segurança maior nas cercanias ou mesmo no Complexo Beira-Rio. Por isso, o plano é repetir o regime de exceção adotado na ocasião.

A exemplo do que houve no último duelo, a segurança não será restrita às ruas próximas ao estádio vermelho. Pelo contrário, começará nas concentrações de Inter e Grêmio, sempre com atenções voltadas a qualquer movimentação diferente de torcedores, principalmente em grupo.

Além de ampliar o número de motocicletas utilizadas na escolta das delegações, o comboio também será acompanhado por um helicóptero e drones que observarão antecipadamente grupos de aficionados que poderão trazer algum problema.

Será repetido, também, a chamada "zona de exclusão", que mira vetar a presença de torcedores nas ruas que levam ao Beira-Rio quando a delegação visitante passar, ou mesmo os ônibus que transportarão a torcida rival.

"Vamos manter a modificação feita anteriormente, sobre torcidas organizadas, vans e excursões, não poderão acessar a avenida Edvaldo Pereira Paiva [próxima ao estádio colorado] antes da chegada da delegação gremista e torcida visitante. A gente trabalha com chegada de 40 ônibus vindos do interior", disse o Coronel da Brigada Militar Fernando Gralha Nunes, comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), ao UOL Esporte.

O Coronel ainda informou que o desembarque de organizadas ocorrerá exclusivamente pela Avenida Padre Cacique e também que, a exemplo do que aconteceu no clássico do dia 9, não será permitido deslocamento de torcedores do Grêmio a pé, apenas no transporte disponibilizado.

Reforço além das proximidades

Não apenas de olho nos deslocamentos de delegações estarão os órgãos de segurança no clássico de sábado. Todas as regiões conhecidas por aglomeração de torcedores receberão reforço de efetivo.

Como por exemplo a extensão total do Trensurb, inclusive em cidades da região metropolitana, as cercanias da Arena do Grêmio, o bairro Cidade Baixa, toda Orla do Guaíba e parte do Centro Histórico.

Inter e Grêmio terão dois confrontos muito próximos. O primeiro clássico está marcado para sábado (19), no Beira-Rio. Na quarta-feira (23) já ocorre o jogo de volta, na Arena. Quem levar a melhor estará na final do Campeonato Gaúcho.