Aguardado no Bota, Luís Castro projeta fase de treinos antes do Brasileirão
Luís Castro se despediu do Al Duhail, do Qatar, com o título da Copa do Emir e está prestes a iniciar a trajetória no Botafogo. A expectativa é de que ele desembarque no Brasil no início da semana, e já possa dar o pontapé inicial do trabalho no Alvinegro.
O Glorioso deve anunciar o acerto de forma oficial em breve. O treinador, porém, já vem participando do planejamento do departamento de futebol e mantendo contato sempre que necessário. Ele indicou alguns nomes à diretoria no mercado da bola, e outros, colocados à mesa pelo scout, receberam o aval antes de um primeiro contato ser feito.
Antes mesmo de chegar, o português apontou que vê um período de treinamentos, espécie de intertemporada, como importante para que possa conhecer o elenco para começar a trabalhar alguns conceitos antes do início do Campeonato Brasileiro.
Diante disso, inclusive, o Alvinegro pensa em alguns planos a serem traçados, uma vez que caso se classifique à final do Campeonato Carioca — primeiro jogo da semifinal é na segunda-feira, contra o Fluminense —, o calendário se mostraria mais apertado.
Castro era um desejo pessoal de John Textor — dono da SAF do Bota —, que via no treinador português o nome ideal para implementar o imaginado em General Severiano. O comandante foi um dos responsáveis pela revolução que mudou o patamar das divisões de base do Porto. À beira do campo no profissional, esteve em alguns clubes, dentre eles, o Porto B, Vitória de Guimarães-POR, Shakhtar Donetsk-UCR e, mais recentemente, o Al Duhail, do Qatar.
Antes mesmo de vestir as cores do clube carioca, Luís Castro já caiu nas graças da torcida. Ontem (18), diversos alvinegros acompanharam a goleada por 5 a 1 sobre o Al-Gharafa, na final da Copa do Emir. Na semifinal, o treinador chegou a ser tietado pelo brasileiro Diego Bezerra.
O treinador também se tornou um marco na era John Textor. O Corinthians também tinha interesse e chegou a avançar nas negociações, mas o Glorioso levou a melhor na queda de braço. A partir daí, diante da conjuntura que as tratativas ganharam, o investidor também mudou um pouco a postura no mercado.
Até o momento, o Botafogo anunciou o zagueiro Philipe Sampaio, o lateral direito Saravia e o meia Lucas Piazon. Há ainda conversas bem encaminhadas com o volante Patrick de Paula, do Palmeiras, e com o atacante Victor Sá, do Al Jazira, dos Emirados Árabes.
A cúpula da pasta ainda analisa nomes. A intenção inicial era fechar com seis ou sete nomes com status de titular, e alguns outros para setores apontados como mais carentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.