Topo

São Paulo

Por que jogo contra o Botafogo-SP importa ao São Paulo, mesmo classificado

Rogério Ceni, técnico do São Paulo, na partida contra o Água Santa - RUBENS CHIRI/SÃO PAULO FC
Rogério Ceni, técnico do São Paulo, na partida contra o Água Santa Imagem: RUBENS CHIRI/SÃO PAULO FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

19/03/2022 04h00

Mesmo classificado às quartas de final do Paulistão, o São Paulo enfrenta o Botafogo-SP, hoje (19), no Morumbi, às 16h (de Brasília), com alguns objetivos. O Tricolor disputa com o Corinthians a segunda melhor campanha geral do torneio, o que significaria jogar uma possível semifinal em seus domínios.

As duas equipes estão empatadas com 20 pontos, mas o Corinthians tem dois gols a mais de saldo. Pelo regulamento do Paulistão, o jogo das quartas de final também contará para a classificação geral.

Apesar disso, o técnico Rogério Ceni se mostrou incomodado com o fato de o Corinthians enfrentar o Novorizontino apenas no domingo (20). Na visão dele, saber o resultado do São Paulo antes de entrar em campo daria vantagem ao Alvinegro. Ceni considerou um "erro" da Federação Paulista de Futebol (FPF) não colocar os dois jogos no mesmo horário.

Além da briga pela segunda posição geral, a partida contra o Botafogo-SP servirá para Rogério Ceni tirar as últimas dúvidas em relação ao time titular que enfrentará o São Bernardo nas quartas de final, que provavelmente acontecerá na terça-feira (21).

O treinador já tem três desfalques confirmados para o jogo do mata-mata. O zagueiro Arboleda e o lateral João Moreira servirão as respectivas seleções e perderão também uma possível semifinal. Já o meia Gabriel Sara ainda se recupera de entorse no tornozelo direito e não se recuperará a tempo das quartas de final, de acordo com Rogério Ceni.

Na zaga, o treinador vem fazendo testes para definir quem ocupará a vaga de Arboleda. Léo foi o escolhido para começar como titular ao lado de Diego Costa contra o Manaus, pela Copa do Brasil. Ele disputa com Miranda a vaga para enfrentar o São Bernardo.

Já na lateral-direita, a situação é menos preocupante. Rafinha é o titular absoluto e deverá começar jogando contra o São Bernardo. Sem Moreira, Ceni ainda tem à disposição Igor Vinícius, que corre para estar em condições físicas adequadas após uma lesão muscular, e o jovem Nathan, titular na campanha do clube na Copinha.

Para a vaga de Gabriel Sara, as opções são muitas e devem ser definidas diante do Botafogo-SP. O meio de campo tem sido preenchido com Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Igor Gomes. O quarto titular, que costuma ser Sara, poderá ser Alisson, Patrick, Andrés Colorado ou Nikão. Diante do Manaus, Ceni montou uma equipe com os últimos dois como titulares. Na ocasião, o treinado optou por uma escalação mais ofensiva diante de um adversário que decidiu dar a bola ao São Paulo se fechar na marcação.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x BOTAFOGO-SP
Motivo: 12ª rodada do Paulistão
Data e hora: 19 de março de 2022 (sábado), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Auxiliares: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Daniel Luis Marques
VAR: Rafael Gomes Felix da Silva

SÃO PAULO: Jandrei; Moreira, Arboleda, Miranda (Léo), Welington (Reinaldo); Pablo Maia, Alisson, Igor Gomes, Patrick (Nikão); Rigoni e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

BOTAFOGO-SP: Deivity; Tárik, Joseph, Joaquim; Marlon; Fillipe Soutto, Emerson Santos, Jean; Hélio Paraíba, Bruno Michel e Dudu. Técnico: Leandro Zago.

São Paulo