Topo

Roger cita motivos para vitória e diz que Gre-Nal poderia ter placar maior

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/03/2022 19h40

Roger Machado elencou, já na primeira resposta, os motivos que fizeram o Grêmio atropelar o Internacional em pleno estádio Beira-Rio. Hoje (19), depois de aplicar 3 a 0 no jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho, o treinador listou, de cara, as razões que levaram a equipe a conseguir o resultado.

Elias Manoel, Bitello e Diego Souza, de pênalti, fizeram os gols do jogo.

Roger falou sobre a estratégia do jogo de pronto. Talvez com a memória fresca e pelo efeito enorme dos planos estratégicos no duelo.

"Penso que a gente conseguiu realizar, transformar em possibilidade de gols, a maior parte das vezes que a gente consegue retomar a bola do Internacional. Diferentemente do outro jogo, quando não conseguimos ser contundentes como agora. E sair na frente gera dúvida, instabilidade no adversário. Os encaixes de marcação melhoraram, em relação ao último jogo. O timing da chegada dos defensores em quem estava com a bola foi melhor. A gente conseguiu chegar com os dois volantes do Internacional, para eles atrasarem a jogada e também conseguimos marcar a amplitude do campo, que poderia acabar gerando desequilíbrio por dentro. Substancialmente, foi um jogo diferente por outros aspectos. A postura foi de busca pelo protagonismo, como antes", declarou Roger Machado.

O Grêmio abriu o placar com Elias, aos 10 minutos, e ampliou aos 24 com Bitello. Ainda no primeiro tempo, o time teve pelo menos mais uma chance para ampliar. Na etapa final, as oportunidades se multiplicaram.

O Inter chegou a pressionar mais, com conclusões mais perigosas, mas a expulsão de Paulo Victor liquidou a reação e deu caminho largo para a equipe de Roger Machado continuar rumo à vitória. Nove minutos depois do cartão vermelho, Diego Souza converteu pênalti sofrido por Elias em lance com Daniel. Até o apito final, o jogo seguiu com o Inter tentando chegar perto do gol e o Grêmio pronto para contra-atacar. Os contra-ataques escaparam na falta de pontaria ou sinal de cansaço.

Grêmio e Internacional voltam a se enfrentar na quarta-feira (23), às 22h15 (horário de Brasília). A outra semifinal é disputada entre Ypiranga-RS e Brasil de Pelotas, com o jogo de ida neste domingo (20).