Topo

São Paulo

Jovens passam em teste e se destacam na vitória do SPFC sobre Botafogo-SP

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

20/03/2022 04h00

A classificação antecipada às quartas de final do Paulistão permitiu que Rogério Ceni fizesse alguns testes na equipe durante a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP, na última rodada da fase de grupos. O treinador deu a primeira chance profissional ao goleiro Thiago Couto e permitiu que João Moreira e Nathan jogassem pela primeira vez no Morumbi.

Mesmo com apenas 19 anos, Nathan parecia um veterano durante o tempo em que ficou em campo. Escalado na lateral direita, ele começou boa partes das jogadas do São Paulo no primeiro tempo, sempre procurando Alisson ou Rigoni, que se movimentavam para dar opção ao camisa 45.

Sem a bola, foi constante ver Nathan orientando os companheiros de equipe. Em uma das vezes, pediu para Rigoni se desmarcar mais rapidamente. No lance em questão, o lateral fez menção de tocar para o argentino, mas acabou optando pelo cruzamento na área.

Para Nathan jogar na lateral, João Moreira foi deslocado para o meio. Com Pablo Maia poupado e Luan longe das condições físicas ideais depois de ficar fora por cinco meses, o camisa 30 atuou como primeiro volante, algo que chegou a fazer algumas vezes nas categorias de base.

Durante o primeiro tempo, mostrou qualidade para se desvencilhar dos marcadores e iniciar as jogadas para o São Paulo. Na segunda etapa, com a saída de Nathan e a entrada de Talles Costa, voltou a atuar como lateral-direito.

Já Thiago Couto foi pouco exigido diante de um Botafogo-SP dominado pelo São Paulo em boa parte da partida. Sua primeira defesa como profissional aconteceu apenas aos 40 minutos do primeiro tempo, quando Dudu arriscou de fora da área e ele caiu para encaixar.

Na segunda etapa, o goleiro mostrou dificuldade para sair jogando com os pés e entregou a bola para Dudu. O atacante arriscou o chute, mas Couto apareceu para fazer boa defesa. No lance do gol do Botafogo-SP, o jovem arqueiro não teve culpa.

Jean ficou com a bola com muito espaço depois de ganhar a disputa com Rigoni na entrada da área. O camisa 6 bateu forte de longe. Thiago Couto se esticou, mas não conseguiu evitar que a bola batesse na trave e morresse no fundo das redes.

O São Paulo volta a campo na próxima terça-feira (22), às 20h30 (de Brasília) quando enfrentará o São Bernardo, pelas quartas de final do Paulistão. Convocado para a seleção sub-18 de Portugal, João Moreira será desfalque, assim como Arboleda, chamado pelo Equador.

São Paulo