Palmeiras: Jogos com Red Bull Bragantino nunca foram tranquilos para Abel
O Palmeiras vai a Bragança Paulista fechar sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista. A partida contra o Red Bull Bragantino começa às 16h (horário de Brasília).
Tudo leva a crer que a história vá ser diferente, após o time vencer três clássicos seguidos, assegurar a melhor campanha do Estadual e recém-instalar a Recopa na prateleira. Mas, até hoje, no campo ou depois dos jogos, os embates com o Massa Bruta nunca foram partidas quaisquer para o Palmeiras de Abel Ferreira, time contra o qual o técnico começou sua trajetória no clube.
Estreia com vaga e lesão de destaque do ataque
Em 5 de novembro de 2020, Abel comandou o Palmeiras pela primeira vez. A partida no Allianz Parque valia pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. E o Alviverde chegou ao jogo com a vantagem de ter vencido a ida, no estádio Nabi Abi Chedid, por 3 a 1.
Ansiedade pela estreia à parte, o resultado em si foi tranquilo, mas o Verdão perdeu ali o atacante Wesley, que lesionou o menisco do joelho esquerdo e só foi voltar a jogar nas finais da Copa do Brasil, em março do ano seguinte. Àquela altura, ele era o principal nome do ataque.
Jogo entre semifinais e pressão em casa
O segundo jogo contra a equipe de Bragança aconteceu dois dias depois do Natal de 2020, entre as semifinais da Copa do Brasil, contra o América-MG, e oito dias antes da primeira semi da Libertadores, diante do River Plate (ARG).
Poupando meio time, o português viu o seu Palmeiras levar 20 arremates e fazer apenas seis. Mas Luiz Adriano, fundamental ao Verdão àquela altura, fez 1 a 0, aos 28 minutos da primeira etapa. E o Palmeiras ralou para segurar a vitória pelo Brasileirão.
Verdão passa pelo Braga nas quartas do Paulista
Talvez tenha sido um dos jogos menos carregados de tensão de Abel contra o time da Red Bull. E, mesmo assim, valia vaga na semifinal do Campeonato Paulista de 2021, em maio do ano passado.
Espremida entre um jogo pela fase de grupos da Libertadores e marcada para dois dias antes da semifinal do Estadual, a partida também teve o Verdão com um time mesclado. O gol da vitória e da classificação em Bragança Paulista saiu apenas aos 33 do segundo tempo, com Rony.
Derrota e desabafo de um Abel desiludido
O Palmeiras até não foi mal na derrota por 3 a 1 no Nabi Abi Chedid em junho de 2021, pelo Brasileiro. Teve mais a bola, criou mais chances e, pouco antes de levar o terceiro, esteve perto de empatar. Mas Abel Ferreira estava furioso ao fim do jogo. O motivo era a falta de reforços. Dentre os quais, o centroavante que até hoje não veio.
"Em março, entreguei relatório para a diretoria com tudo que era preciso para jogar a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil e a final do Paulista. E até hoje, eu não conto com reforços", disse. "Perdi as esperanças. Nossos reforços vão chegar em agosto? Não, aí já passou muito tempo. Fico desiludido", disse ele.
O desabafo gerou mal-estar no clube. o presidente Mauricio Galiotte e o diretor Anderson Barros, cada um a seu modo, queixaram-se do fato de Abel demonstrar compreensão a portas fechadas e inconformismo aos microfones. Mas, no fim, tudo se acertou, com Galiotte fazendo reunião no campo com os jogadores, abraçado a Abel, alguns dias depois.
Derrota pouco depois de vaga na final da Libertadores
O Palmeiras estava na final da Libertadores, e isso deveria ser motivo de tranquilidade. Mas não. A derrota por 4 a 2 para o Bragantino, em outubro de 2021, acabou tendo peso bem negativo, entre outros fatores, por ter acontecido com parte da torcida de volta ao Allianz Parque em decorrência da pandemia. Aquele foi o primeiro duelo do português diante dos palmeirenses.
Além do resultado ruim, o jogo marcou a primeira discussão de Luiz Adriano, do banco de reservas, com torcedores. Meses depois, esse pequeno entrevero cresceria, se multiplicaria e culminaria na saída do jogador pela porta de trás da Academia de Futebol.
A derrota praticamente tirou o Palmeiras da briga pelo título nacional, já que o Atlético-MG abriria 14 pontos de vantagem sobre o Alviverde ao fim daquela rodada. E acendeu sinal de alerta para a final da Libertadores, no mês seguinte. Foi, contudo, um alarme falso.
FICHA TÉCNICA:
Motivo: Campeonato Paulista, 12ª rodada
Data e hora: 20 de março de 2022 (domingo), às às 16h (Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Van Gasse e Gustavo Oliveira
VAR: Daiane Muniz dos Santos
RED BULL BRAGANTINO: Julio Cesar; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Eric Ramires, Jadsom e Hyoran; Artur, Ytalo e Bruno Tubarão. Técnico: Mauricio Barbieri
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Jailson e Jorge; Danilo, Atuesta e Scarpa; Veron, Rafael Navarro e Wesley. Técnico: Abel Ferreira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.