Topo

Corinthians

VP explica uso de veteranos em vitória corintiana: 'seguramos ao máximo'

Do UOL, em São Paulo

20/03/2022 21h34

O técnico Vítor Pereira admitiu que o Corinthians encontrou dificuldades durante a vitória por 1 a 0 sobre o Novorizontino, fora de casa, pela última rodada da fase de grupos do Paulistão. O português apontou alguns fatores que complicaram o desempenho alvinegro e afirmou ter feito muitas anotações ao longo dos 90 minutos.

"Esse jogo serviu quase como um cartão de visita do futebol brasileiro. Eu hoje fiz muitas anotações, entre elas, o que é típico desse campeonato, que já tinham me avisado, mas que hoje tive consciência clara. O tempo de recuperação depois de um jogo intenso como nós tivemos não é fácil. Estou falando dos jogadores que jogaram o último jogo e hoje optamos por descansá-los. E acho que fiz muito bem, porque senão acredito que teríamos tido problemas de lesões", afirmou, em entrevista coletiva.

Vítor Pereira mudou praticamente o time todo em relação à equipe que perdeu para o Palmeiras no meio de semana. Apenas Cássio e Mosquito foram mantidos entre os titulares.

"O último jogo foi muito intenso e, com o calor típico daqui, não é fácil. O gramado é um gramado difícil, um gramado muito irregular, pesado. Um calor que afeta claramente a hidratação dos jogadores, portanto, desidrata. Os jogadores saíram de campo com cãibras, mais uma anotação que tenho que fazer e refletir rapidamente. E uma equipe motivada do outro lado que nos criou problemas no segundo tempo quando, depois das substituições, tivemos três jogadores com cãibras e um lesionado, o Willian, praticamente com quatro jogadores em dificuldades", prosseguiu.

Com dificuldades para abrir o placar no primeiro tempo, Vítor Pereira colocou os titulares Róger Guedes, Paulinho, Renato Augusto e Willian em campo na segunda temporada. O camisa 9 foi o responsável pelo gol da vitória, após aproveitar desvio de Léo Baiano, aos 15 minutos.

"Tentamos prolongar ao máximo para descansá-los para o próximo jogo, mas chegou um momento em que havia a necessidade de eles entrarem. Deu para perceber que eles não estavam recuperados do jogo anterior. Foi uma boa decisão não ter iniciado o jogo com eles", completou.

Willian deixou a partida com dores após uma pancada na região inferior do abdômen. Ele será reavaliado pelo departamento médico na reapresentação da equipe. O próximo compromisso do Corinthians será na quinta-feira (24), na Neo Química Arena, contra o Guarani, pelas quartas de final do Paulista.

Confira outras declarações de Vítor Pereira:

O que você espera para o jogo contra o Guarani?

O resultado era importante, era importante a vitória e isso foi conseguido. Outro aspecto importante desse jogo era dar tempo de recuperação aos jogadores que jogaram o jogo anterior, e isso também foi conseguido. Jogamos praticamente com uma equipe nova com exceção do Cássio.

Deu para ver alguns jogadores que não tinham tanto tempo de jogo. E agora é recuperar, analisar bem a situação de recuperação de cada um para nos apresentarmos bem no jogo de quinta-feira, que é um jogo eliminatório e que vai com certeza ser difícil, mas em um bom gramado, em frente à nossa torcida. Vamos fazer um bom jogo e lutar pela vitória.

O que explica a mudança de movimentação do Paulinho?

O Paulinho e os outros jogadores da qualidade dele, jogadores que têm uma certa experiência, uma certa idade, são jogadores que para renderem ao seu nível precisam estar frescos, estarem no máximo das suas capacidades. Naturalmente, a capacidade de recuperação não é a mesma aos 20 anos e aos 30 anos. É diferente.

Cabe a mim como técnico perceber essas características em relação a cada um, que é algo individualizado e eu tenho que perceber claramente para poder ajudá-los também nesse processo de recuperação, para gerir as cargas da melhor maneira possível e para que eles cheguem no máximo de suas qualidades e o Paulinho tem muita qualidade.

É um jogador que pode descer para construir e tem uma chegada à área com o timing certo e, por isso, ao longo da sua carreira fez muitos gols. Um jogador importante para nós, mas que precisa, assim como Renato e uma parte dos jogadores que temos no elenco, precisam estar no máximo das capacidades. Por isso que optamos por deixá-los descansando. A intenção era adiar ao máximo a entrada deles em campo para poderem descansar, mas a verdade é que estávamos com algumas dificuldades para fazer gols. Depois fizemos um gol, mas o resultado não estava garantido e, por isso, a entrada deles em campo.

Corinthians