Grêmio vê base decidir Gre-Nal de novo com nova geração de jovens
Elias Manoel e Bitello abriram o caminho para o Grêmio na vitória diante do Internacional, pelo placar de 3 a 0, no estádio Beira-Rio, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. Os gols mantiveram um roteiro recente: jovens oriundos das categorias de base gremista decidindo clássicos. Os números são expressivos e embalam uma nova geração de promessas do clube.
Nove dos dez gols mais recentes do Grêmio em Gre-Nais foram marcados por jogadores que passaram pela base do Tricolor. Somente Diego Souza balançou as redes nos últimos clássicos e não saiu dos times inferiores do clube.
A lista tem Elias, Bitello, Ferreira, Ricardinho, Léo Chú, Jean Pyerre, Pepê e Isaque. Camisa 10 gremista, Ferreira foi desfalque no clássico 436 por conta de dores musculares.
Ricardinho está emprestado ao Maritimo, de Portugal, enquanto Léo Chú, Pepê e Isaque foram negociados. Jean Pyerre vive imbróglio jurídico com o contrato e deve voltar a treinar no Grêmio, mas ainda com tendência de saída para o restante da temporada.
"Quando o Elias tentava uma jogada no treino e não conseguia, o Geromel falava: 'não tem problema, não desanime'. Isso é ser esperança. Não é a decisão do chute, do melhor passe, é encarar esses momentos com mais tranquilidade. Falo sempre das minhas vivências para eles e me recordo como se fosse hoje. Depois de 3 a 1, no Olímpico, na final da Libertadores [em 1995], saímos perdendo na Colômbia [contra o Atlético Nacional de Medellín], a jogada do gol saiu pelo meu lado. Eu vi o estádio vir abaixo e busquei os mais experientes como o Goiano. Sem ouvir o que ele disse, de longe, percebi lendo o lábio dele que ele disse: 'calma, neguinho, não aconteceu nada. Continua jogando'. A realidade que me permitiu ficar na partida", comentou o técnico Roger Machado.
"Isso que eu falo desses caras [mais experientes] serem o suporte. O jogador jovem vai ser sempre a esperança até que você consiga afirmação e eles passem a ser referência para outros. Não tem idade específica, mas o processo precisa ser cumprido", acresentou.
Os números ficam mais robustos, se a lista for ampliada. Nos 20 clássicos mais recentes, o Grêmio marcou 17 gols e 11 deles foram de jogadores que surgiram na base.
Elias foi artilheiro do Brasileiro de Aspirantes em 2021 e subiu na reta final do Brasileirão para dar opções ao time principal, que não conseguiu escapar do rebaixamento. Bitello também foi um dos destaques do Brasileirão sub-23.
A perspectiva do Grêmio para a dupla goleadora no Gre-Nal é alta. O plano é que Elias e Bitello assumam papel importante no time ao longo de 2022. A Série B do Brasileiro, no entanto, vai ser um cenário mais inóspito aos jovens. Mas pode ajudar que ambos façam um caminho diferente das outras apostas recentes que fizeram gols contra o Inter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.