Topo

Carioca - 2022

Semifinal opõe Botafogo em 'nova fase' e Flu em busca de resposta rápida

John Textor, investidor da SAF do Botafogo, e Mario Bittencourt, presidente do Fluminense - Vitor Silva/Botafogo e Lucas Merçon / Fluminense F.C.
John Textor, investidor da SAF do Botafogo, e Mario Bittencourt, presidente do Fluminense Imagem: Vitor Silva/Botafogo e Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

21/03/2022 04h00

Botafogo e Fluminense se enfrentam, na noite de hoje (21), às 20h (de Brasília), no Nilton Santos, no começo da briga por vaga na final do Campeonato Carioca. Se o Tricolor chega como campeão da Taça Guanabara e o Alvinegro após oscilações, o momento nos bastidores dos dois clubes não reflete o campo.

Por ter tido a melhor campanha, a equipe das Laranjeiras chega a esta fase "com a vantagem do empate em pontos ganhos e saldo de gols, além do direito de exercer o mando de campo na primeira ou segunda partida". No caso, mandará o próximo duelo.

Apesar do cenário que a tabela da competição desenha, o clássico de logo mais coloca em lados opostos clubes que, por diferentes motivos, estão passando por momentos distintos.

A torcida do Botafogo ainda verá em campo a equipe que atuou no Estadual, com jovens e os poucos reforços que chegaram na última janela. Mas as últimas semanas foram movimentadas, com a venda da SAF concretizada, anúncios de novos nomes para o elenco, chegada do técnico português Luís Castro, e ainda com o Alvinegro envolvido em negociações que ganharam a atenção no mercado da bola.

Após um período estagnado, em meio à transição no departamento de futebol, o Glorioso começa a ganhar forma para o restante da temporada, e a torcida se mostra animada com a perspectiva que se mostra no horizonte. Até aqui, foram anunciados o zagueiro Philipe Sampaio, o lateral-direito Saravia e o meia Lucas Piazon. Há tratativas em curso pelo volante Patrick de Paula, do Palmeiras, pelo atacante Victor Sá, do do Al Jazira, dos Emirados Árabes.

Enquanto isso, os comandados do técnico interino Lucio Flávio buscam dar mais um passo e "ganhar pontos" nesta reta final do Carioca, visando mais oportunidades futuramente.

Já o Fluminense viu o ambiente mudar em uma semana. De prestes a igualar uma marca histórica, a equipe passou a eliminada na terceira fase preliminar da Libertadores, ao encarar o Olimpia, do Paraguai, e a então lua de mel ruiu, dando espaço a uma crise.

O adeus precoce à competição continental terá reflexos financeiros, e aconteceu dias após o acordo pela venda do atacante Luiz Henrique ao Betis, da Espanha, ser revelado. Os valores — 13 milhões de euros, cerca de R$ 72 milhões — causaram protestos na torcida, e a transação se tornou mais um ingrediente nesta panela de pressão.

O desembarque da delegação no Rio de Janeiro, na quinta-feira pela manhã, foi marcado pela violência de alguns torcedores, que chegaram a encurralar o presidente Mario Bittencourt, que precisou da ajuda de seguranças para embarcar no veículo.

O resultado negativo no Defensores del Chaco aumenta a tensão sobre os comandados de Abel Braga, que buscam retomar a sequência de bons resultados para amenizar o momento adverso. Com dores musculares, o atacante Luiz Henrique e o volante Felipe Melo devem ser baixas do Tricolor para o clássico desta noite.

Reencontro

No primeiro turno, o clássico entre Botafogo e Fluminense acabou se tornando o fim da linha para Enderson Moreira. À época, o time alvinegro saiu de campo derrotado, mas as mudanças no departamento de futebol já estavam em curso, e o treinador não estava nos planos.

Agora, na semifinal, o Glorioso terá à beira do gramado Lucio Flávio. Em 2000, com a carreira de jogador ainda no início, ele foi treinado por Abel Braga, que teve curta passagem pelo Paraná, antes de se transferir para o Vasco.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO x FLUMINENSE
Competição
: Campeonato Carioca - jogo de ida semifinal
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 21 de março de 2022, segunda-feira
Horário: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
VAR: Rodrigo Nunes de Sá

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Carli e Jonathan; Barreto, Fabinho, Chay, Raí e Rikelme; Matheus Nascimento. Técnico: Lucio Flávio. Técnico: Lúcio Flávio (interino)

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Nino, David Braz e Manoel (Nonato); Calegari, André, Martinelli e Mario Pineida; Willian Bigode, Jhon Arias e Germán Cano. Técnico: Abel Braga