Cruzeiro se impõe, vence Athletic e sai na frente na briga por vaga à final
O Cruzeiro se impôs diante da equipe considerada a sensação do Campeonato Mineiro e saiu na frente na briga pela vaga na final. O time celeste venceu o Athletic, na noite de hoje (22), no Mineirão, por 2 a 0, pelo jogo de ida da semifinal do Estadual. Os gols foram marcados pelo zagueiro Eduardo Brock e o atacante Edu.
Com o resultado, o Cruzeiro poderá perder até por um gol de diferença no jogo da volta que estará classificado à decisão, após duas temporadas longe da finalíssima. O Athletic, que terminou à frente da Raposa na primeira fase, tem a vantagem de classificar caso derrote o Cruzeiro por dois gols de diferença na volta.
As duas equipes voltam a se enfrentar no sábado (26), às 16h30 (de Brasília), no Mineirão. Apesar de o jogo ser novamente no Gigante da Pampulha, o mando de campo é da equipe de São João Del Rei, que não teve condições adequadas de realizar o jogo em seu estádio devido ao VAR.
Primeiro tempo
Foi uma primeira etapa movimentada em que o Cruzeiro rodou bem a bola e teve mais presença na área do Athletic. Tanto que o time celeste abriu o placar logo aos 6 minutos, em cobrança de falta. Eduardo Brock bateu direto e forte no fundo do gol de Pedro Rocha. Aos 11, o Athletic achou um passe nas costas da defesa do rival que levou perigo, mas Rafhael Lucas estava impedido.
As equipes seguiram se atacando e Waguinho perdeu a chance mais clara da partida aos 37'. Roque, Edu e João Paulo ainda tiveram boas oportunidades de marcar, mas desperdiçaram na reta final.
Segundo tempo
A segunda etapa voltou com a mesma intensidade inicial da primeira. Logo aos 30 segundos, o Athletic teve um gol anulado por impedimento com a confirmação do VAR. Aos 6, Fernando Canesim bateu e fora, Pedro Rocha espalmou e Edu completou para o fundo das redes. O auxiliar marcou impedimento, mas o VAR validou o lance. As duas equipes seguiram fazendo um jogo movimentado, mas não o suficiente para aumentarem o placar.
O melhor: Fernando Canesim
O jogador foi um dos destaques o meio-campo, tanto na construção das jogadas como por ter sido elemento surpresa em meio aos atacantes em alguns momentos. Foi uma apresentação solta e de personalidade. No gol de Edu, o volante foi quem finalizou e o goleiro deu rebote.
O pior: Waguininho
Não foi uma partida desastrosa do atacante, mas a chance clara perdida no primeiro tempo pesou. Desde a expulsão no clássico contra o América-MG, pela terceira rodada, o jogador vem oscilando o desempenho que havia deixado boa impressão nas duas primeiras rodadas. Na partida desta noite, mais uma vez Waguininho não teve brilho e foi substituído pelo jovem Danielzinho no segundo tempo.
Golaço que vale novo contrato?
Eduardo Brock está com o contrato perto do fim, mas vem recebendo oportunidades como titular desde o início do trabalho de Paulo Pezzolano. O jogador abriu o placar com uma bela cobrança de falta. Com a saída iminente de Sidnei para o Goiás, as chances de renovação do jogador aumentam, apesar de o Cruzeiro não falar publicamente sobre o assunto. Anteriormente, o zagueiro Maicon também deixou o Cruzeiro para defender o Santos.
Edu forte na briga pela artilharia
Artilheiro do Cruzeiro na temporada com nove gols, Edu segue em fase iluminada com a camisa celeste. O atacante fez o segundo gol da partida e chegou a seis no Mineiro. Agora, ele soma mesmo número de Hulk, que entra em campo amanhã pelo Atlético-MG, diante da Caldense, pela outra semifinal do Estadual.
Pezzolano achou o time?
Pezzolano parece ter encontrado o time ideal do Cruzeiro. Para a decisão da semifinal, o treinador repetiu a equipe que bateu o Tuntum-MA, pela segunda fase da Copa do Brasil. Canesim e João Paulo vêm se firmando no meio-campo com as ausências de Filipe Machado e Giovanni. Em contrapartida, Waguininho tem oscilado no ataque, o que pode abrir espaço para alguns jovens da base.
FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 2 x 0 ATHLETIC
Motivo: Jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, MG
Data: 22 de março de 2022 (terça-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza
VAR: Marco Aurélio Fazekas
Gols: Eduardo Brock (CRU), aos 6 minutos do primeiro tempo; Edu (CRU), aos 6 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Eduardo Brock ((CRU)); Wallison, Edson Miranda e Kadu (Athletic)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Rômulo, Eduardo Brock (Wagner Leonardo), Lucas Oliveira e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesim (Pedro Castro) e João Paulo (Flilpe Machado). Vitor Roque (Bruno José), Waguininho (Danielzinho) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.
ATHLETIC: Pedro Rocha; Waliison Nunes (Edson Miranda), Danilo, Sidimar, Vinícius; Diego Fumaça, Alason Carioca (Willian Mococa), Wallison (Mariano), Antônio Falcão (Kadu), Douglas e Rafhael Lucas (Ricardo Oliveira). Técnico: Roger.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.