De desacreditado a sonho de título europeu: Como Xavi virou o jogo no Barça
A temporada 2021/22 para o Barcelona começou com um discurso muito claro: reconstrução. O time perdeu Lionel Messi, que por mais de 20 anos defendeu as cores da equipe e é um dos maiores ídolos da história do clube, e vive uma de suas piores crises financeiras —o que dificulta ainda mais na hora de contratar bons jogadores.
Os dirigentes do Barça optaram pela manutenção do técnico Ronald Koeman, e estavam certos que um ex-jogador com passado no clube seria o ideal para essa reformulação. No entanto, não foi isso o que aconteceu. Com o holandês no comando, a equipe colecionou diversos empates com equipes de menor expressão no Campeonato Espanhol —chegando até a ficar distante da zona de classificação para as competições europeias— e ficou fora do mata-mata da Liga dos Campeões.
Sem bons resultados e com um desempenho muito aquém, mesmo para um time que passa por uma mudança muito drástica, Koeman foi demitido e o escolhido para seu posto foi Xavi Hernández. Quando o ex-camisa 6 assumiu a equipe, ela estava na 9ª posição do Campeonato Espanhol e posteriormente descobriu que encararia o Napoli na segunda fase da Liga Europa.
Com a chegada de Xavi, quatro reforços foram contratados: Daniel Alves, Ferrán Torres, Adama Traoré e Aubameyang. Ferrán e Aubameyang prontamente assumiram a titularidade, e foram muito importantes. Ambos marcaram gols somando os dois jogos eliminatórios contra o Napoli. Auba, inclusive, teve atuação de gala no 'El Clásico', com dois gols e uma assistência.
O novo técnico ainda "ressuscitou" um jogador que era caso perdido com Koeman: Ousmane Dembélé. Joan Laporta, presidente do Barça, chegou a dizer que o jovem francês não jogaria mais pela equipe e ele foi afastado. Xavi chegou ao clube, o reintegrou ao elenco e hoje ele é o jogador com mais assistências nas principais ligas europeias em 2022, com sete.
As ideias de Xavi ganharam ainda mais evidência e destaque com a goleada do Barça por 4 a 0 contra o Real Madrid, no último domingo (20). A equipe girou muito a bola no meio-campo, criou diversas chances e a impressão que ficou foi que o placar poderia ser ainda maior.
Hoje, o Barcelona ocupa a 3ª posição do Campeonato Espanhol com 54 pontos —12 atrás do líder Real Madrid. Além disso, está nas quartas de final da Liga Europa —o segundo campeonato de maior expressão na Europa— e é forte candidato ao título.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.