Lançado por Luxa, atacante da Itália jogou apenas 15 vezes pelo Atlético-MG
Classificação e Jogos
Ausente na Copa do Mundo de 2018, a Itália tem jogo decisivo com a Macedônia, quinta-feira (24), para seguir com chances se jogar o Mundial do Qatar. Na lista dos 33 convocados por Roberto Mancini, um nasceu em Minas Gerais. É o atacante João Pedro, de 30 anos, que faz carreira no futebol italiano e se naturalizou. Mas o que pouca gente sabe é que a carreira como jogador de futebol começou no Atlético-MG e a primeira oportunidade no time profissional foi dada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.
Hoje ídolo do Cagliari, clube que defende desde 2014, João Pedro era meia na juventude. Jogador de destaque nas equipes de base do Atlético, era nome constante nas seleções brasileiras de base. Promovido ao time principal em 2010, então sob o comando de Luxemburgo, a primeira oportunidade apareceu na terceira rodada do Brasileirão daquele ano. O Galo venceu o Athletico-PR por 3 a 1, no Mineirão, e João Pedro entrou durante o segundo tempo.
"Na seleção ele joga como segundo volante e no Atlético ele joga como meia-atacante, então é um jogador bastante versátil. Mas não dá para avaliá-lo apenas por alguns minutos", disse Luxemburgo, na coletiva após aquele jogo.
Não demorou muito para João Pedro virar titular. Tanto que dos 15 jogos disputados com a camisa alvinegra, em nove ele iniciou a partida. É verdade que time de Luxemburgo não ia muito bem e estava afundado na zona do rebaixamento, mas o jovem meia se destacava. Três meses após estreia, que aconteceu em 23 de maio, João Pedro já se despedia do Atlético, no empate sem gols com o Flamengo, em 26 de agosto. A revelação atleticana estava se transferindo ao Palermo por 2,45 milhões de euros (cerca de R$ 5,5 milhões na cotação da época).
Já são quase 12 anos longe da Cidade do Galo, com passagens por alguns clubes, inclusive pelo Santos, mas João Pedro jamais esqueceu o Atlético. O jogador já confidenciou a amigos o desejo de vestir novamente a camisa alvinegra, como apurou o UOL Esporte. Claro que não será por agora, afinal a carreira vai muito bem na Itália.
João Pedro foi convocado para defender a Azzurra pela primeira vez e pode jogar até uma Copa do Mundo, desde que a seleção italiana passe pela Macedônia, no dia 24, e depois supere o vencedor do confronto entre Portugal e Turquia.
O retorno ao Brasil está nos planos, assim como jogar novamente pelo Atlético. Mas antes, João Pedro tenta fazer história na seleção italiana.
Conversas com Godín
Contratado pelo Atlético em 2022, o zagueiro Diego Godín era companheiro de João Pedro, no Cagliari. Aliás, as conversas com o jogador e também torcedor do Galo foram importantes para que o defensor uruguaio optasse por defender o clube mineiro.
"Quando estávamos no Cagliari, sem saber que eu viria para cá, sempre falamos sobre o Atlético, porque ele é torcedor deste clube e se criou aqui, conhece muito bem", revelou Godín, durante a apresentação como jogador do Atlético.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.