Topo

Paulista - 2022

Mais que classificar: Corinthians e SPFC fazem contas por mando na semi

São Paulo chegou a 11 de saldo de gol, marcou 22 gols no Campeonato Paulista até o momento e pressiona o Corinthians - Marcello Zambrana/AGIF
São Paulo chegou a 11 de saldo de gol, marcou 22 gols no Campeonato Paulista até o momento e pressiona o Corinthians Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

22/03/2022 22h58

O São Paulo já está na semifinal do Campeonato Paulista após golear o São Bernardo por 4 a 1, mas ainda aguarda uma definição importante: o mando de campo da partida. O Tricolor paulista depende do resultado do duelo entre Corinthians e Guarani para saber quem terá o torcedor ao seu lado no jogo único que define o finalista.

Por força de regulamento, o mando da semifinal será do time com a melhor campanha no torneio até aquela fase e os pontos continuam sendo computados após a fase de grupos. Assim, o São Paulo chegou a 26 pontos com a vitória sobre o São Bernardo e pode ser igualado pelo Timão em caso de vitória sobre o Guarani.

Nesse cenário, a decisão de quem terá o mando ficaria para os critérios de desempate. Vale lembrar que para que Corinthians e São Paulo se encontrem na semifinal, o Palmeiras precisa eliminar o Ituano nesta quarta-feira - assim, passaria à semifinal com a melhor campanha.

Se o Corinthians eliminar o Guarani no tempo normal, atingirá oito vitórias, como o São Paulo. O saldo de gols, então, será o fator decisivo. O Tricolor paulista tem 11 gols de saldo, contra dez do Corinthians. Em caso de empate, os próximos critérios de desempate são, em ordem: número de gols marcados, número de cartões vermelhos, número de cartões amarelos e sorteio.

Caso o Corinthians vença o Guarani por dois gols de diferença, supera o São Paulo. Se passar com um triunfo por um gol de diferença, terá vantagem em relação ao São Paulo apenas se marcar mais de quatro gols no duelo (4 a 3 em diante). Os corintianos somariam 23 gols contra 22 do rival.

Se o time corintiano vencer o Guarani por 3 a 2, o critério usado será o número de cartões. Nesse caso, o Corinthians ficaria à frente, pois a equipe não soma nenhum cartão vermelho, contra um do time do Morumbi.

Vale lembrar que um possível clássico Majestoso na semifinal seria com torcida única, como ocorre em São Paulo. Assim, o mando de campo ganha ainda mais peso pelo duelo eliminatório ser decidido em jogo único.