Topo

Palmeiras

Quanto o Palmeiras perde em rendimento com Weverton e Gómez na seleção

Weverton e Gustavo Gómez, do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Weverton e Gustavo Gómez, do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

22/03/2022 04h00

O Palmeiras tem uma queda média de 5% de pontos conquistados quando Weverton e Gustavo Gómez não jogam pelo time ao mesmo tempo por estarem com as seleções de Brasil e Paraguai, respectivamente.

O clube não vai ter a dupla contra o Ituano, na quarta-feira (23), pelas quartas de final do Paulista. Se prosseguir, também não poderá contar com eles na semifinal. Uma eventual possível primeira final estadual acontece um dia depois da última rodada das eliminatórias sul-americanas, para a qual os dois estão convocados.

Apenas para dimensionar o que esses 5% significam, se pegarmos a pontuação do time no Brasileiro do ano passado, em vez de 66 pontos, com 58% de aproveitamento, o Palmeiras, sem os dois jogadores, teria feito 60 pontos. Por outro lado, com 5% a mais de pontos, o Alviverde empataria com os 71% do Flamengo, vice-campeão.

O cálculo que indica 5% menos no rendimento se baseia nos resultados das partidas em que ambos desfalcaram o Verdão ao mesmo tempo no atual ciclo de Copa do Mundo, iniciado em outubro de 2020, comparando com o rendimento médio geral do time.

As ausências simultâneas aconteceram em nove jogos, nos quais o Palmeiras obteve cinco vitórias, três derrotas e um empate:

Venceu Ceará e CRB (Copa do Brasil 2020 e 21, respectivamente); Fluminense e Chapecoense (Brasileiro 2020 e 2021); e Ponte Preta (Paulista-2022).

Perdeu para o São Paulo (Brasileiro-2020); América-MG e Bragantino (Brasileiro-2021). E empatou com o Bahia, também pelo Nacional do ano passado.

Defesa quase inteira de novatos

Com as ausência de Gómez e Weverton, além de Piquerez, convocado pela seleção paraguaio, o Palmeiras, melhor defesa do Campeonato Paulista, terá quatro recém-chegados ao clube entre os cinco homens da defesa contra o Ituano

A tendência é que o setor defensivo vá a campo com Marcelo Lomba, Marcos Rocha, Jailson, Murilo e Jorge.

Jorge, ao contrário dos demais, não chegou ao Palmeiras neste ano. Mas embora tenha sido contratado em julho do ano passado, sua estreia como titular aconteceu apenas em outubro.

Palmeiras