Botafogo volta a comprar um jogador de Série A após quase uma década
A negociação com o Palmeiras pelo volante Patrick de Paula, além de ser indício do atual poder financeiro do Botafogo, também aponta uma nova página no clube. Há quase uma década o Alvinegro não investia para comprar os direitos econômicos de um jogador que estava em outro clube da Série A do Brasileirão, e a última transação nestes moldes — o atacante Henrique Almeida — "rende" nos bastidores até os dias atuais.
Patrick de Paula chega ao Glorioso como um dos reforços da era John Textor, e a transação envolveu cerca de R$ 33,8 milhões por 50% dos direitos econômicos do jogador de 22 anos. A negociação foi finalizada após uma contraproposta do Verdão, e os clubes chegarem a um denominador comum quanto à forma de pagamento.
O último movimento desta prateleira feito pelo Botafogo havia sido no início de 2013, quando adquiriu parte dos direitos econômicos do atacante Henrique Almeida, à época vinculado ao São Paulo e que havia atuado no ano anterior no Sport, por empréstimo.
Segundo a demonstração financeira de 2014, o clube tinha 40% do jogador. No documento da temporada seguinte, constam 15%.
Nos últimos anos, em meio a uma crise financeira que se agravava cada vez mais, o Botafogo buscou fazer negociações sem custos, ou que envolvessem quantias que cabiam no orçamento. Até por este motivo, as diretorias fizeram investimentos em jogadores que, na ocasião da contratação, pertenciam a clubes que não estavam na elite — caso de João Paulo, que estava no Santa Cruz, Luiz Fernando, então no Atlético-GO, e Leandro Carvalho, que era ligado ao Paysandu.
A transação de Henrique Almeida, porém, ainda gera dor de cabeça ao Alvinegro. O São Paulo contesta na Justiça uma dívida referente à negociação, e o caso ainda está em curso.
Há cerca de um ano, o UOL Esporte mostrou que o Tricolor paulista colocou o déficit à mesa nas conversas pelo zagueiro Kanu, mas as tratativas não foram à frente. À época, Os paulistas entendiam que o montante a ser pago pelos cariocas era de R$ 5 milhões — as cifras sofreram correção monetária e juros. Procurado na ocasião, o clube do Rio de Janeiro, por outro lado, indicou aguardar o desenrolar do processo para se posicionar sobre os números, e não os confirmava.
Patrick de Paula desembarca no Glorioso em um momento de mudanças. Com a SAF, o clube vem demonstrando poder de investimento, e, inclusive, ganhando "quedas de braço" no mercado da bola.
O clube vive a expectativa pela chegada, nos próximos dias, do atacante Victor Sá, que estava no Al-Jazira, dos Emirados Árabes, e principalmente do técnico Luís Castro, que se despediu do Al Duhail, do Qatar, na última sexta-feira (19), com o título da Copa do Emir.
Até o momento, foram anunciados o zagueiro Philipe Sampaio, que estava no Guingamp, da França, o lateral-direito Saravia e o meia Lucas Piazon.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.