Topo

Paulista - 2022

Classificação do Palmeiras mantém chance de Corinthians x São Paulo na semi

Welington em ação pelo São Paulo no clássico contra o Corinthians - Alan Morici/AGIF
Welington em ação pelo São Paulo no clássico contra o Corinthians Imagem: Alan Morici/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/03/2022 23h31

Com a classificação do Palmeiras para a semifinal do Paulistão após a vitória sobre o Ituano por 2 a 0, basta o Corinthians avançar para fazer o clássico contra o São Paulo na outra semifinal do torneio.

O Verdão tem a melhor campanha do torneio, com 33 pontos. O adversário na semifinal será o classificado com a pior campanha. No momento, este time seria o Bragantino, que tem 23 pontos. Caso o Corinthians avance, fará ao menos mais ponto e chegará aos 24, superando o Massa Bruta.

Se vencer, o Alvinegro vai aos 26 pontos e empata na pontuação com o Tricolor. A decisão de quem será o segundo colocado - e jogará em casa - iria para os critérios de desempate. Para garantir no saldo, o time do Parque São Jorge precisa vencer por dois ou mais gols. Se ganhar por apenas um de diferença, porém marcando ao menos quatro, o Corinthians leva a melhor no número de gols pró. Um triunfo alvinegro por 3 a 2 sobre o Guarani leva a decisão para o menor número de cartões vermelhos (atualmente, o Timão não tem nenhum, contra um do São Paulo).

Por outro lado, se o Timão tropeçar e o Guarani ficar com a vaga, o Bugre fará, na melhor das hipóteses, 17 pontos e será o adversário do Palmeiras na semi. Nesse cenário, o São Paulo teria o mando de campo no duelo contra o Bragantino.

Confira os cenários da semifinal

Corinthians avançando: Palmeiras x Bragantino (com mando do Verdão) e São Paulo x Corinthians (para o mando ser do Tricolor, o Alvinegro precisa vencer por apenas um gol de diferença, marcando menos de três vezes).

Guarani avançando: Palmeiras x Guarani (com mando do Verdão) e São Paulo x Bragantino (com mando do Tricolor).

Ituano garantido no Troféu do Interior

A eliminação diante do Palmeiras e a classificação do Bragantino garantiram o Galo de Itu na semifinal do Troféu do Interior. Inter de Limeira, Água Santa, Ferroviária, Botafogo e Mirassol também estão na disputa.