Topo

Grêmio

Diego Souza repete feito após 45 anos e ganha status de 'Homem Gre-Nal'

Centroavante tem quatro gols em Gre-Nais. Todos no estádio Beira-Rio e na mesma baliza - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Centroavante tem quatro gols em Gre-Nais. Todos no estádio Beira-Rio e na mesma baliza Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/03/2022 04h00

Diego Souza fechou o placar no primeiro Gre-Nal da semifinal do Campeonato Gaúcho, no último sábado (19), em cobrança de pênalti e chegou a quatro gols contra o Internacional com a camisa do Grêmio. O número iguala a marca obtida por Zequinha, em 1975, e adiciona mais status ao atual centroavante do time gaúcho. Agora, ele também é chamado informalmente de "Homem Gre-Nal", expressão clássica na rivalidade. Hoje (23), às 22h15 (de Brasília), na Arena, o camisa 29 encontra uma das suas "vítimas".

O apelido já foi usado diversas vezes na história do clássico e reverencia jogadores que decidiram jogos. Na brincadeira, nem sempre os números absolutos pesam. E isso ajuda o caso de Diego Souza, que já encarou o Inter 15 vezes e fez quatro gols. O detalhe é que todas as bolas na rede foram decisivas. E com mais um fato peculiar.

"Todos [os gols contra o Inter] foram naquela baliza ali", disse o atacante, apontando para um dos gols do estádio Beira-Rio.

O primeiro deles foi em 2007, quando o Grêmio, recém havia sido vice-campeão da Libertadores, aplicou 2 a 0 no Internacional, em jogo do Campeonato Brasileiro. Muito depois, veio clássico pelo Estadual de 2020 com placar de 1 a 0. Cabeçada forte e decisiva para dar a vitória ao time de Renato Gaúcho contra a equipe de Eduardo Coudet. No ano seguinte, Diego Souza marcou um dos gols da virada de 2 a 1 no jogo de ida da final do Gauchão. E em 2022, o pênalti que selou o placar de 3 a 0.

Zequinha, há 45 anos, anotou os três gols da vitória gremista por 3 a 1 diante do Inter, no estádio Beira-Rio, em julho. E em setembro de 1975, fez outro gol na casa do colorado em Gre-Nal que terminou com placar de 1 a 1.

Carrasco do Internacional diante dos colorados, Diego Souza voltou a jogar em 2022 justamente no clássico. Com lesão muscular ocorrida no jogo diante do Novo Hamburgo, ele ficou fora do Gre-Nal da fase de classificação e abriu a semana prévia ao primeiro jogo da semifinal com aval médico para iniciar o jogo. Mesmo depois de ser ausência em duas partidas da equipe.

"Eu tive que fazer um esforço muito grande para estar aqui dentro. A gente só não trabalhou em três turnos porque os dois turnos foram muito intensos", disse o camisa 29, em entrevista ao Premiere, logo depois do Gre-Nal 436.

A volta de Diego Souza foi preparada meticulosamente. E na visão do Grêmio, foi extremamente importante do ponto de vista tático por atuar como pivô e centroavante, mas também anímico. Em virtude da experiência, histórico em clássico e dos gols marcados no estádio Beira-Rio.

Na história recente do Grêmio, Luan ocupou o papel de "Homem Gre-Nal" entre 2015 e 2019. Agora, o personagem está com Diego Souza. E hoje (23), ele tem a chance de aumentar as estatísticas e conhecer algo novo no jogo que já viu de perto tantas vezes.

Grêmio