Topo

Palmeiras

Palmeiras de Abel joga uma decisão a cada 4 jogos, em média; veja números

Abel Ferreira comanda treino do Palmeiras - Cesar Greco/ Palmeiras
Abel Ferreira comanda treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

23/03/2022 04h00

Abel Ferreira chega hoje (23), contra o Ituano, pelas quartas do Paulista, a 35 jogos valendo vaga (mata-mata) ou título pelo Palmeiras. Com sua comissão técnica perfazendo 122 jogos pelo clube, na prática, isso significa dizer que o treinador português e seus comandados, que entram em campo às 21h35, tiveram um jogo decisivo a cada quatro disputados.

Arredondando, na média, o vencedor Palmeiras de Abel descansa da pressão de brigar por sobrevivência em torneios ou por troféus por no máximo quatro datas, antes de encarar mais uma vez a disputa direta com um adversário.

O bicampeonato seguido da Libertadores, é claro, puxa essa conta, com 14 jogos. Pela Copa do Brasil, foram sete. Pelo Paulista, quatro. Nos dois Mundiais disputados, três. A Supercopa do Brasil, um. E a Recopa Sul-Americana colocou mais quatro jogos neste total.

A contabilidade é amplamente favorável a Abel. O desempenho do Palmeiras sob gestão lusa é muito bom. Em 34 partidas de caráter decisivo, o Palestra ganhou 19, empatou seis e perdeu apenas cinco, com 67,7% de aproveitamento.

Nas duas Libertadores, foram nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Na Copa do Brasil, cinco vitórias, um empate e uma derrota. No Mundial, uma vitória e duas derrotas. A Recopa deu a ele um empate, uma derrota e duas vitórias. E a Supercopa do Brasil de 2021, contra o Flamengo, um empate.

Paulista puxa números para baixo

Exceto pelo Mundial de Clubes, uma competição fora da curva, o Paulista é o campeonato em que o técnico tem seu pior desempenho nas fases decisivas. Na edição de 2021, sua primeira, ele conseguiu duas vitórias, um empate e uma derrota na final para o São Paulo, a partir das quartas.

Junto com a derrota para o Chelsea (ING) em Abu Dhabi, o 0 a 2 no Morumbi, pela decisão estadual de 2021, marcou a única vez que o Palmeiras do português chegou a uma final e não levantou o troféu.

Com a melhor campanha da fase de grupos, o Palmeiras de 2022 já está contando uma outra história em comparação à do ano passado. A começar pelo jogo de hoje, se vencer, o Palmeiras terá três jogos para também fazer um final diferente e melhorar números que já são espantosos.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS x ITUANO
Motivo: Quartas de final do Campeonato Paulista de 2022
Data e hora: 23 de março 2022 (quarta-feira), às 21h35 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Assistentes: Neuza Inês Back e Mauro André de Freitas
VAR: Péricles Bassols

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Jailson, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira

ITUANO: Pegorari; Léo Santos, Rafael Pereira e Cleberson; Pacheco, Kaio, Igor Henrique, Lucas Siqueira, Gerson Magrão e Roberto; Aylon. Técnico: Mazola Júnior

Palmeiras