Topo

OPINIÃO

Perecini: 'Welington oferece mais ao coletivo do São Paulo do que Reinaldo'

Do UOL, em São Paulo

23/03/2022 04h00

Em 2021, Reinaldo foi o titular da lateral-esquerda do São Paulo e um dos destaques da equipe. A situação, porém, mudou em 2022. O técnico Rogério Ceni deu oportunidades ao garoto Welington, que correspondeu bem às expectativas e abriu a disputa pela posição. A discussão ganhou um novo capítulo na goleada do Tricolor por 4 a 1 sobre o São Bernardo, nesta terça-feira (22), pelas quartas de final do Paulistão. Reinaldo falhou no lance do gol do time do ABC; já Welington entrou no segundo tempo e ajudou o time a melhorar e partir em busca da virada.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Bruno Grossi, Menon e Gabriel Perecini comentaram sobre a disputa entre Reinaldo e Welington pela condição de titular da equipe.

"Se o Welington for confiante defensivamente para o Rogério e conseguir melhorar esse repertório de passes por dentro, ganha a vaga do Reinaldo brincando. Ele tem muito mais potencial e vigor. É mais completo defensiva e ofensivamente, com mais potência para chegar à linha de fundo. O Reinaldo não tem força de arranque, é pesado. O São Paulo tem como característica poucos jogadores de velocidade e o Welington ganharia fácil essa titularidade, mas precisa melhorar um pouco. Ele está evoluindo e caminhando para isso", analisou Perecini.

Para o jornalista, a opção de Rogério escalar Reinaldo como titular tem a ver com a parte defensiva da equipe. "O que o Reinaldo tem a oferecer nós já sabemos há bastante tempo. Para mim, a ideia do Rogério com o Reinaldo é a seguinte: 'confio no Welington como uma peça defensiva?' Se a resposta do Rogério for 'não', ele tem essa predileção pelo Reinaldo pelo que ele tem a oferecer. Hoje [ontem] errou muito, que é o passe por dentro", comentou.

Perecini destacou que Welington já mostrou sua capacidade, e que é uma questão de tempo para assumir a condição de titular do Tricolor. "O Welington tem muita facilidade para dar esse tapa no fundo. Tem muita força física, potência, bom fôlego. Ele não vai abandonar a marcação, como vimos o Reinaldo fazer, e não será batido facilmente com um drible. Ele tem esses predicados, mas quando chega na frente, tem menos recursos e repertório. O Rogério opta pelo Reinaldo, muitas vezes, por essa facilidade de trazer o jogo por dentro", observou.

Grossi frisou que o desempenho ruim de Reinaldo diante do São Bernardo, e a melhora apresentada pela equipe após a entrada de Welington, jogam a favor do garoto. "O Reinaldo foi mal desde o começo do jogo. Deu alguns bons passes no ataque, mas teve dificuldades para marcar. Dominou mal a bola e foi pressionado várias vezes. Foi exatamente assim que ele perdeu a bola no lance em que saiu o gol do São Bernardo. Quando o Rogério coloca o Welington logo em seguida, o São Paulo ganhou uma arma e tanto. O Welington acertou tudo o que tentou. Mudou totalmente o panorama pelo lado esquerdo", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será logo após a semifinal do Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL