Topo

OPINIÃO

Vitão: 'Nenhum dos grandes está com faca no pescoço para ganhar Paulistão'

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2022 16h48

Na última terça-feira (22), o São Paulo venceu o São Bernardo e garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Paulista de 2022. Enquanto isso, Palmeiras e Corinthians ainda enfrentam Ituano e Guarani, respectivamente, para definirem se irão também avançar para a próxima fase do estadual. Por outro lado, o Santos acabou eliminado ainda nos grupos, ficando atrás de Bragantino e Santo André.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte nesta quarta-feira (23), os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes debateram a respeito da importância do título estadual para qualquer um dos três grandes que avançaram de fase. Ambos relembraram a conquista do São Paulo no último ano.

"O São Paulo ano passado foi campeão paulista e acabou fazendo uma temporada abaixo. O Paulista é sim o maior estadual do país, mas é fato que não dá para colocar todo o esforço nele assim como fez o São Paulo em 2021", disse Danilo Lavieri.

"Eu sou contra com isso de fazer pouco caso do campeonato. O Palmeiras, que ganhou tudo nos últimos tempos, demorou a se recuperar da derrota em 2018 para o Corinthians. Enquanto não ganhou do mesmo jeito depois, tinha um trauma, a torcida pegava no pé. Pergunta para um torcedor do São Paulo, que não comemorava um título faziam 10 anos, como foi levar o filho para festejar a conquista do ano passado", afirmou Vitor Guedes.

Depois, Vitão ainda ressaltou que a maioria das finais acontecem entre dois rivais, mas apontou que nesta temporada o peso de uma derrota não será tão sentido por nenhum dos três grandes caso venham a se enfrentar.

"É muito raro um Campeonato Paulista que não é decidido entre dois rivais. É óbvio que no estágio em que está o Palmeiras, ganhando tudo, se perder uma final não vai entrar em crise. Isso não teria uma influência duradoura. Agora, por exemplo, o Vítor Pereira acabou de chegar no Corinthians, perdeu dois clássicos, caso venha a ser eliminado pelo São Paulo em Itaquera, vem uma crise aí. Por outro lado, se passar e perder para o Palmeiras, não vai acontecer tudo isso".

"O São Paulo ano passado foi mal em novembro e tinha gente falando que a culpa era do Paulistão. O impacto aconteceu ali no jogo seguinte contra o Racing. Se for assim, o Santos e o Internacional vão brigar pelo título brasileiro esse ano porque vão ter duas semanas a mais para se prepararem. Para o São Paulo, era muito importante ganhar o estadual ano passado, tanto que agora ninguém fala que o time está na fila. Nenhum dos três grandes está com a faca no pescoço para ganhar o Paulistão", finalizou o comentarista.

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na sexta-feira (25). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.