Topo

Argentinos sonham levar coração de Maradona ao Qatar: ‘É o que ele queria’

Diego Armando Maradona  - Divulgação/ Amazon
Diego Armando Maradona Imagem: Divulgação/ Amazon

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/03/2022 18h49

Torcedores da Argentina e fãs de Diego Maradona criaram um plano inusitado para levar o coração do ídolo para a Copa do Mundo do Qatar. O esquema envolveria a remoção do órgão do laboratório da polícia para que ele pudesse viajar para a Copa com a seleção argentina.

O chefe de uma agência de publicidade, Javier Mentasti, expôs a ideia em uma rádio argentina.

"Tenho certeza de que era o que Diego queria. Se pudéssemos perguntar a ele, ele diria: 'Faça'. Poderia ir no ônibus da equipe, para o hotel. Posso imaginar uma procissão no dia em que a equipe partir para o Qatar, com pessoas acompanhando o ônibus até o aeroporto", disse. E completou:

"Pode ser uma iniciativa para promover a doação de órgãos. Levar o coração de Diego para a Copa do Mundo, que será a última de Messi, pode ser muito interessante. É um sonho."

Maradona, que morreu aos 60 anos em novembro de 2020, foi enterrado sem coração. O órgão está sendo mantido em formol num laboratório da polícia argentina.

Autoridades disseram que o órgão foi removido para testes como parte de uma investigação sobre sua morte, que deve levar ao julgamento de suspeitos, incluindo seu médico Leopoldo Luque.

A investigação segue um relatório do conselho médico que concluiu que a equipe de atendimento de Maradona agiu "de forma inadequada, deficiente e imprudente".