Cassio brilha, Corinthians vence nos pênaltis e avança às semis do Paulista
O Corinthians é o quarto e último classificado à semifinal do Campeonato Paulista. Na noite de hoje (24), o Timão enfrentou o Guarani na Neo Química Arena e, mesmo favorito no confronto, ficou no empate em 1 a 1 no tempo normal. A salvação do Alvinegro por meio do goleiro Cássio ao defender o pênalti batido por Madson nas cobranças alternadas e garantir o triunfo, por 7 a 6. Agora, a equipe do Parque São Jorge decide uma vaga na decisão com o São Paulo, domingo (27), no estádio do Morumbi.
Os mais de 38 mil torcedores que preencheram as arquibancadas da casa corintiana não esperavam a classificação da forma como foi, mas certamente festejaram e, muito, a vaga na semifinal. O Corinthians foi bem no primeiro tempo, porém perdeu o ritmo na etapa final e viu o nervosismo o atrapalhar. Nos pênaltis, no entanto, todos os batedores balançaram as redes até Cássio virar o herói da noite ao defender a sétima cobrança do Bugre.
Com o empate, o Timão somou seu 24º ponto no Campeonato Paulista e ficou com a terceira campanha geral entre os quatro semifinalistas. Por isso, no domingo, mede forças com o São Paulo, fora de casa, valendo vaga na decisão. Importante ressaltar que apenas os torcedores do Tricolor terão acesso ao estádio por determinação do governo do estado de São Paulo.
O melhor: Renato Augusto
Como de costume, organizou o meio de campo do Corinthians, deu ritmo à partida e ainda apareceu em condições de finalizar em jogadas pela direita e pela esquerda. Foi contemplado com a assistência para Gil.
O pior: Mateus Ludke
Recebeu cartão amarelo com 3 minutos de jogo e não viu a cor da bola nos duelos com Willian e Lucas Piton pelo lado direito da defesa. Deixou o Guarani em apuros defensivo e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo.
Renato Augusto no chão no primeiro minuto de jogo
Assim que a bola rolou na Neo Química Arena, os corintianos já tinham motivo para se preocupar. No primeiro toque na bola, o meia Renato Augusto recebeu entrada mais forte de um adversário e foi ao chão, preocupando a comissão técnica. O jogador precisou ser atendido pela equipe médica, o reserva Giuliano iniciou o aquecimento, mas logo o camisa 8 voltou a campo. Dois minutos depois, nova falta do Bugre e cartão amarelo para Mateus Ludke.
Três tentativas para Gil
Depois de muito pressionar o Guarani e empurrar o adversário em seu campo de defesa, o Corinthians abriu o placar com o zagueiro Gil, de cabeça, após cobrança de escanteio de Renato Augusto. A jogada de bola parada já tinha acontecido outras duas vezes na partida, com o camisa 4 errando a pontaria na primeira e a segunda sendo defendida por Kozlinski. Na terceira tentativa, o defensor acertou o alvo e colocou o Timão em vantagem.
Bugre empata na mesma moeda
Parecia replay do gol anotado por Gil, mas era o empate do Guarani logo no início do segundo tempo. Em escanteio pela direita, Giovanni Augusto cobrou na medida para João Victor ganhar a dividida pelo alto e testar forte contra o gol de Cássio, que nada pôde fazer para evitar o gol.
Corinthians nervoso no segundo tempo
Com o empate no placar e a possibilidade de eliminação em casa, o Corinthians ficou nervoso em campo e perdeu a organização na partida. O técnico Vítor Pereira mandou os garotos Mantuan e Adson em campo para dar velocidade pelas beiradas do campo, mas não deu certo. O Timão até chegou a criar chances de gol, porém pecou nas finalizações e, inclusive, correu o risco de levar a virada.
Guarani certeiro na estratégia
O Bugre chegou ao mata-mata do Paulistão com a pior campanha entre os oito classificados às quartas de final, porém foi quem mais deu trabalho fora de casa. Diante de um favorito Corinthians, o time de Campinas apostou na compactação defensiva e nos contra-ataques durante os 90 minutos. Na etapa final, a tática não saiu conforme o esperado e a equipe correu atrás do adversário. No entanto, com o gol no início do segundo tempo, o time cresceu de rendimento e dominou o Alvinegro na marcação — conseguindo levar o duelo para os pênaltis.
Estreia de Júnior Moraes
Contratado pelo Corinthians até o fim da temporada 2023, o centroavante Júnior Moraes estreou hoje pelo novo clube. O camisa 18 entrou em campo no segundo tempo, na vaga de Willian, e teve mais de 30 minutos em campo. Apesar disso, teve atuação apagada e aparentou ainda precisar de ritmo de jogo.
Foco na Série B
Eliminado do Campeonato Paulista e também da Copa do Brasil, o Guarani agora aguarda o início da Série B do Brasileirão no fim de semana dos dias 9 e 10 de abril. O Bugre estreia contra o Brusque, fora de casa.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 1 (7) x (6) 1 GUARANI
Competição: Campeonato Paulista - quartas de final
Data: 24 de março de 2022 (quinta-feira)
Local: Neo Química Arena, São Paulo (BRA)
Hora: 19h (de Brasília)
Cartões amarelos: João Victor e Gil (Corinthians); Mateus Ludke, Kozlinski, Giovanni Augusto e Lucão do Break (Guarani)
Gols: Gil, aos 42' do 1º tempo (COR); João Victor, aos 8' do 2º tempo (GUA)
Pênaltis: Fábio Santos (gol), Giuliano (gol), Renato Augusto (gol), Júnior Moraes (gol), João Victor (gol), Fagner (gol), Adson (gol) - Corinthians
Giovanni Augusto (gol), Kozlinski (gol), Lucas Venuto (gol), Lucão do Break (gol), Bruno Silva (gol), Ronald (gol), Madson (errou) - Guarani
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton (Fábio Santos); Du Queiroz (Giuliano), Paulinho e Renato Augusto; Gustavo Mosquito (Adson), Willian (Júnior Moraes) e Róger Guedes (Gustavo Mantuan). Técnico: Vítor Pereira
GUARANI: Kozlinski; Mateus Ludke (Rodrigo Andrade), João Victor, Ronaldo Alves (Derlan) e Matheus Pereira; Madson, Índio (Bruno Silva) e Giovanni Augusto; Júlio César (Lucas Venuto), Nicolas Careca (Ronald) e Lucão do Break. Técnico: Daniel Paulista
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.